Resistência à CPMF faz Meirelles apostar em aumento da Cide como ‘plano B’

Publicado em 17/05/2016 07:14

Sai CPMF, entra Cide Ainda sem saber ao certo o tamanho do buraco nas contas públicas, o ministro Henrique Meirelles (Fazenda) já trabalha com um plano B caso seja inevitável uma fonte extra de arrecadação.

Em vez da controvertida CPMF, já criticada no passado pelo presidente interino Michel Temer, haveria um aumento da alíquota da Cide, contribuição sobre os combustíveis. A medida é mais palatável entre parlamentares e vista pelo próprio Temer como um “remédio menos amargo”.

Cobertor curto A incerteza sobre as contas surpreendeu o ministro do Planejamento, Romero Jucá, que assumiu a pasta achando que teria aproximadamente R$ 20 bilhões advindos da repatriação de recursos no exterior. Achou somente R$ 4 bilhões.

Gato escaldado O futuro presidente do Banco Central receberá a missão de reforçar a diretoria de fiscalização. A ideia é apertar o cerco sobre os bancos estatais, como BB e Caixa, para evitar práticas como as pedaladas, que derrubaram Dilma Rousseff.

Coisa nova Meirelles fala em criar duas novas secretarias, uma para cuidar da reforma da previdência e outra para tocar políticas fiscais de longo prazo. Marcos Mendes e Mansueto Almeida, cotados para outros cargos na Fazenda, estão no páreo.

Quero falar Delcídio do Amaral vai fazer ajustes na delação premiada. A decisão de complementar a peça foi tomada antes da cassação de seu mandato pelo Senado.

Campo minado A disputa pelas lideranças do governo na Câmara e no Senado pode render sequelas graves ao Planalto. Fora do ministério, a tropa de choque do impeachment não aceitará ser preterida mais uma vez.

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo. 
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S.Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário