Opep aponta maior excedente de petróleo em 2017 devido à produção de rivais

Publicado em 12/09/2016 09:23

LOGO REUTERS 2.0

LONDRES (Reuters) - A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) elevou sua previsão de oferta de petróleo de países de fora do grupo em 2017 à medida que novos campos entrarão em operação e com empresas que extraem óleo de xisto nos Estados Unidos mostrando-se mais resilientes do que o esperado, indicando um maior excedente no mercado no próximo ano.

Já a demanda por petróleo da Opep deverá ficar na média de 32,48 milhões de barris por dia (bpd) em 2017, disse a organização em um relatório mensal nesta segunda-feira. O volume ficou abaixo da previsão anterior, de 33,01 milhões de bpd.

A perspectiva de um maior excedente de petróleo aumenta o desafio da Opep e outros países, como a Rússia, que estão realizando uma nova tentativa de restringir produção. O barril do petróleo está sendo negociado na faixa de 47 dólares, metade nos níveis de meados de 2014. A expectativa da Opep tem sido de que os baixos preços da commodity desestimulem e eliminem parte da produção ao redor do planeta.

A Opep revisou suas previsões para 2016 e 2017 em países fora do grupo, citando fatores que incluem o início da produção no campo de Kashagan, no Cazaquistão, e um declínio menor que o esperado na produção de xisto nos EUA, e afirmou que a perspectiva de curto prazo é de mais produção.

"Espera-se que haverá uma produção maior fora da Opep no segundo semestre de 2016 na comparação com o primeiro", disse a Opep no relatório.

A Opep estimou que a oferta de outros países suba 200 mil bpd em 2017, ante uma previsão anterior de um declínio de 150 mil bpd.

(Por Alex Lawler)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário