Dólar anula queda da abertura e sobe com foco no mercado externo

Publicado em 14/09/2016 10:49

LOGO REUTERS 2.0

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava em alta ante o real no meio da manhã desta quarta-feira, revertendo a queda inicial da sessão, com a mudança de trajetória do preço do barril do petróleo, preocupações em torno das eleições norte-americanas e na expectativa da reunião do Federal Reserve sobre política monetária na próxima semana.

"O petróleo virou para baixo e, em dia de agenda vazia, seguem as preocupações com as eleições norte-americanas e com a possibilidade de o Fed subir juro na próxima semana", disse o estrategista-chefe Banco Mizuho do Brasil, Luciano Rostagno.

Às 10:45, o dólar subia 0,58 por cento, a 3,3361 reais na venda. Na mínima, a moeda marcou 3,2985 reais e, na máxima, 3,3469. Ontem, o dólar fechou a 3,3168, maior nível desde 7 de julho, com alta superior a 2 por cento.

O dólar futuro operava com valorização de 0,69 por cento.

"Desde sexta-feira o mercado está de olho no que o Fed vai fazer. A situação atual do mercado mostra que os investidores estão diminuindo posições nessa expectativa", avaliou o economista BGC Liquidez, Alfredo Barbutti.

À proximidade da reunião de política monetária do Fed se somam às dúvidas do mercado sobre a eficácia dos estímulos monetários de outros bancos centrais, sobretudo depois que o Banco Central Europeu (BCE) disse não ter discutido um aumento nesses estímulos em sua última reunião.

Na próxima semana, o Banco do Japão terá encontro e, para analistas, a autoridade avaliará no encontro tornar a taxa de juros negativa o ponto central de futuros afrouxamentos monetário transformando os juros como sua principal meta de política monetária em lugar da base monetária.

Na abertura dos negócios domésticos, o dólar recuou em resposta à redução pela metade da oferta de contratos de swap cambial reverso, que equivale a uma compra futura de dólares. No leilão desta manhã, toda a oferta de 5 mil contratos foi vendida.

Para alguns profissionais, o Banco Central apenas retirou volatilidade da moeda, diminuindo pressão de compra depois que o dólar subiu 10 centavos do dia 8 (3,2104 reais no fechamento) até ontem (3,3168).

"Foi correto reduzir o swap, para não colocar gasolina na fogueira. O dólar rompeu 3,30 reais bem rápido e o BC está se adequando à percepção de risco", disse Rostagno.

A seu ver, o BC está reconhecendo o risco de a moeda norte-americana entrar em trajetória de apreciação por causa do Fed e eleições, e já está se adequando à medida que o cenário para a moeda está se alterando.

"Mudanças na oferta (do swap) dependerão dos acontecimentos da próxima semana e da resposta do mercado", previu Barbutti.

(Por Claudia Violante)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário