Dólar segue exterior e cai abaixo de R$3,20, com Fed e Banco do Japão

Publicado em 22/09/2016 11:38

LOGO REUTERS 2.0

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava em queda e ia abaixo de 3,20 reais nesta quinta-feira, num movimento de busca por risco já visto na véspera e reforçado pela indicação do banco central norte-americano de maior gradualismo em sua política monetária, o que significa continuidade do fluxo de recursos para países emergentes.

Às 11:35, o dólar recuava 0,43 por cento, a 3,1977 reais na venda, após bater 3,1817 reais na mínima da sessão. O dólar futuro caía cerca de 0,30 por cento.

"Mesmo com o recuo nos dois pregões anteriores, as decisões do banco central japonês e dos EUA continuaram influenciando o movimento baixista do dólar ao redor do mundo esta manhã", comentou um operador de uma corretora nacional.

A moeda norte-americana caiu 2,04 por cento nos dois pregões anteriores.

O Federal Reserve sinalizou que deverá haver uma alta nos juros do país este ano, e não mais duas, movimento que reforçou a expectativa do mercado de que ocorra em dezembro.

Juros maiores nos Estados Unidos têm potencial para atrair recursos aplicados hoje em outras praças, como a brasileira.

Também na véspera, o Banco do Japão mudou o foco de sua política monetária e determinou meta para rendimento de títulos públicos, movimento que também agradou os mercados.

O dólar recuava nesta manhã também frente a outras moedas emergentes, como os pesos chileno e mexicano.

Internamente, o mercado cambial também estava mais otimista com a aprovação de medidas de ajuste fiscal no Congresso, depois de declarações firmes de integrantes do governo nesse sentido. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, vem se repetindo em defesa das reformas, assim como o presidente Michel Temer.

O Banco Central vendeu nesta manhã todo o lote de 5 mil contratos de swap cambial reverso, equivalente à compra futura de dólares.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário