Dólar fecha em alta frente ao real, com investidor aproveitando baixas cotações

Publicado em 22/09/2016 17:06

LOGO REUTERS 2.0

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em alta nesta quinta-feira, abandonando a trajetória de queda que predominou na parte da manhã, com investidores aproveitando as cotações que chegaram abaixo de 3,20 reais para comprar moeda norte-americana.

O dólar avançou 0,45 por cento, a 3,2258 reais na venda, depois de bater 3,1817 reais na mínima do dia. O dólar futuro subia cerca de 0,60 por cento no final desta tarde.

Só nos dois pregões anteriores, a moeda norte-americana havia acumulado queda de 2,04 por cento.

"Os investidores que vêm apostando na baixa do dólar aproveitaram a queda para abaixo de 3,20 reais para realizar parte dos ganhos", comentou o operador corretora H.Commcor DTVM, Cleber Alessie Machado.

O movimento de queda mais cedo veio da busca por risco, já visto na véspera e reforçado pela indicação do banco central norte-americano de maior gradualismo em sua política monetária, o que significa continuidade do fluxo de recursos para países emergentes.

O Federal Reserve sinalizou que deverá haver uma alta nos juros do país este ano, e não mais duas, movimento que reforçou a expectativa do mercado de que ocorra em dezembro.

Juros maiores nos Estados Unidos têm potencial para atrair recursos aplicados hoje em outras praças, como a brasileira.

Também na véspera, o Banco do Japão mudou o foco de sua política monetária e determinou meta para rendimento de títulos públicos, movimento que também agradou os mercados.

Internamente, o mercado cambial também estava mais otimista com a aprovação de medidas de ajuste fiscal no Congresso, depois de declarações firmes de integrantes do governo. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, vem se repetindo em defesa das reformas, assim como o presidente Michel Temer.

O Banco Central vendeu nesta manhã todo o lote de 5 mil contratos de swap cambial reverso, equivalente à compra futura de dólares.

O recuo da moeda nos últimos dias poderá resultar em nova elevação na oferta de swaps cambiais reversos pelo BC, segundo especialistas ouvidos pela Reuters.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário