Bovespa sobe favorecido por melhora de apetite a risco no exterior

Publicado em 07/11/2016 10:23

LOGO REUTERS 2.0

Por Flavia Bohone

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice de ações da Bovespa subia nesta segunda-feira, em linha com o exterior, que mostrava um cenário mais favorável à tomada de risco após diminuição nas preocupações com o cenário eleitoral norte-americano, e com os ganhos da Petrobras, que figurava entre os destaques positivos no pregão local.

Às 11:17, o Ibovespa subia 2,33 por cento, a 63.033 pontos. O volume financeiro era de 1,01 bilhão de reais.

Os ganhos desta sessão acontecem após o Ibovespa acumular perda de 5,1 por cento nos três primeiros pregões do mês em meio à preocupação com o cenário eleitoral nos Estados Unidos, depois de subir 11,2 por cento em outubro.

A diminuição de temores com a disputa pela presidência da maior economia do mundo vinha na esteira de pesquisas recentes mostrando a candidata democrata Hillary Clinton à frente do republicano Donald Trump.

Além disso, o FBI anunciou no fim de semana que não vai haver acusações contra Hillary, em uma investigação sobre seus emails, o que também ajudava a diminuir as tensões com o processo eleitoral dos Estados Unidos.

Esse alívio nas perspectivas quanto à eleição presidencial norte-americana também influenciava positivamente Wall Street, que caminhava para uma abertura em alta. Devido à mudança de horário nos Estados Unidos, os mercados acionários norte-americanos passam a abrir às 12:30 no horário de Brasília.

Para a equipe da corretora Lerosa Investimentos, a falta de uma agenda econômica e política local relevante deve deixar o mercado acionário brasileiro mais atrelado aos movimentos externos ao longo desta sessão.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN subia 5,2 por cento e PETROBRAS ON ganhava 4 por cento, em sessão de alta nos preços do petróleo. [O/R]

- VALE PNA avançava 4,2 por cento, enquanto VALE ON tinha valorização de 4,5 por cento, acompanhando a retomada pelo apetite a risco e em sessão marcada pela alta do minério de ferro para entrega imediata no porto chinês de Tianjin.

- BB SEGURIDADE subia 2,5 por cento, após anunciar lucro líquido de 987,9 milhões de reais, queda de 4 por cento ante igual período do ano passado. Analistas do UBS destacaram que embora o lucro tenha ficado abaixo do esperado, há pontos positivos no balanço.

- ITAÚ UNIBANCO avançava 2,9 por cento, com o setor bancário sendo favorecido pelo bom humor geral e ajudando a impulsionar os ganhos do Ibovespa devido à relevância que os papéis têm em sua composição. BRADESCO PN subia 2,9 por cento e BANCO DO BRASIL ganhava 4 por cento. Os dois bancos divulgam seus balanços na quinta-feira.

- RUMO LOGÍSTICA avançava 3,6 por cento, recuperando-se após acumular queda de 14,5 por cento nos três pregões anteriores.

- GOL PN, que não está no Ibovespa, subia 8,8 por cento. A empresa reportou lucro líquido de 66 milhões de reais, revertendo prejuízo de 2,13 bilhões de reais um ano antes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário