Dólar cai e vai abaixo de R$ 3,40 com expectativa por desfecho no STF

Publicado em 07/12/2016 09:48

LOGO REUTERS 2.0

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava em queda nesta quarta-feira, indo abaixo de 3,40 reais, com os investidores mais aliviados com o cenário político após forte estresse na véspera que envolveu a presidência do Senado.

Às 12:26, o dólar cedia 0,55 por cento, a 3,3978 reais na venda, depois de bater 3,3733 reais na mínima do dia. O dólar futuro operava em baixa de cerca de 0,40 por cento nesta manhã.

"O mercado está muito especulativo, volátil. Poucos dias atrás, o dólar estava em 3,38 reais, logo depois, encostou em 3,45 reais. Qualquer evento novo, o humor vira", comentou o diretor da mesa de câmbio da corretora Multi-Money, Durval Correa.

Nesta tarde, o Supremo Tribunal Federal (STF) analisa a decisão liminar que afasta o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado. Na véspera, Renan se recusou a assinar a notificação da decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do STF, mas apresentou recurso contra a liminar.

A Mesa Diretora do Senado informou que não acatará a decisão liminar até que o plenário do STF se manifeste. O substituto imediato de Renan no comando da Casa é o primeiro vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), que pertence a um partido de oposição ao governo de Michel Temer.

O temor dos mercados era de que, com a confusão, a pauta econômica do governo não caminhasse no Congresso Nacional, sobretudo a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita o crescimento dos gastos públicos, prevista para a próxima semana no Senado.

Nesta sessão, o mercado se tranquilizou um pouco mais com a notícia, publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, de que teria sido fechado acordo entre o STF e o Senado pode manter Renan na presidência da Casa e contornar a crise política.

Também ajudava no bom humor a notícia de que, caso o STF afastasse mesmo Renan, Viana teria sinalizado que pode renunciar, também segundo a Folha de S.Paulo. Se isso acontecer, a presidência do Senado seria ocupada pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), parte do governo.

Em entrevista à rádio CBN, Viana negou a possibilidade de renunciar de seu cargo caso Renan seja afastado, mas afirmou que espera que o STF encontre um caminho para manter Renan na presidência do Senado, mas retirá-lo da linha sucessória da Presidência da República, uma vez que se tornou réu um ação no próprio Supremo.

"Com o Jucá, teoricamente as coisas acontecerão como já era para acontecer antes desse imbróglio político", comentou um operador de uma corretora nacional.

No exterior, o dólar cedia ante divisas de emergentes, como pesos mexicano e chileno e o rand sul-africano o que ajudava a trajetória de baixa da moeda norte-americana por aqui.

O Banco Central vendeu integralmente nesta manhã o lote de 15 mil contratos de swap cambial tradicional, equivalente à venda futura de dólares, para rolagem do contratos com vencimento em janeiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário