Dólar fecha com leve queda sobre o real com cautela sobre cena política

Publicado em 07/12/2016 16:04

LOGO REUTERS 3.0

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou esta quarta-feira com leve queda ante o real, longe das mínimas do dia com os investidores preferindo a cautela antes de os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidirem sobre o afastamento de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado.

Os investidores temiam que, caso Renan perca o posto, a votação de medidas econômicas importantes para o governo do presidente Michel Temer possa ser prejudicada no Congresso Nacional.

O dólar recuou 0,37 por cento, a 3,4041 reais na venda, depois de marcar na mínima do pregão 3,3733 reais e, na máxima, 3,4207 reais. O dólar futuro tinha pequena queda de cerca de 0,20 por cento no final desta tarde.

"O mercado está muito especulativo, volátil. Poucos dias atrás, o dólar estava em 3,38 reais, logo depois, encostou em 3,45 reais. Qualquer evento novo, o humor vira", comentou o diretor da mesa de câmbio da corretora Multi-Money, Durval Correa.

O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, votou pelo afastamento de Renan nesta tarde, confirmando a liminar dada por ele antes, e pediu que a Procuradoria-Geral da República investigue se houve prática criminosa de senadores que descumpriram decisão liminar dada pelo ministro determinando o afastamento imediato de Renan.

Na véspera, Renan se recusou a assinar a notificação da decisão do ministro Marco Aurélio, mas apresentou recurso contra a liminar.

A Mesa Diretora do Senado informou que não acataria a decisão liminar até que o plenário do STF se manifestasse. O substituto imediato de Renan no comando da Casa é o primeiro vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), que pertence a um partido de oposição ao governo de Michel Temer.

O temor dos mercados era de que, com a confusão, a pauta econômica do governo não caminhasse no Congresso Nacional, sobretudo a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita o crescimento dos gastos públicos, prevista para a próxima semana no Senado.

O STF, no final desta tarde, ainda votava sobre o afastamento de Renan do comando do Senado. O ministro Celso de Mello votou pela retirada de Renan da linha sucessória da Presidência da República, mas mantendo-o no comando do Senado.

Nesta sessão, os investidores chegaram a ficar mais tranquilos, com o dólar recuando mais de 1 por cento sobre o real na parte da manhã, com notícias na mídia de que o STF poderia manter Renan na presidência da Casa, mas fora da linha sucessória da Presidência da República, e contornar a crise política.

"O mercado resolveu se proteger um pouco", resumiu um operador da mesa de câmbio de uma corretora doméstica.

No exterior, o dólar cedia ante divisas de emergentes, como pesos mexicano e chileno e o rand sul-africano o que ajudou a trajetória de baixa da moeda norte-americana por aqui.

O Banco Central vendeu integralmente nesta manhã o lote de 15 mil contratos de swap cambial tradicional, equivalente à venda futura de dólares, para rolagem do contratos com vencimento em janeiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário