Iraque inicia corte na produção de petróleo em linha com acordo da Opep, diz ministro

Publicado em 05/01/2017 09:12

LOGO REUTERS 3.0

BAGDÁ (Reuters) - O Iraque começou a implementar medidas para reduzir a produção nacional de petróleo, em linha com a decisão recente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) de cortar a oferta para impulsionar os preços, disse o ministro de Petróleo do país nesta quinta-feira.

"O Iraque confirma seu comprometimento com a decisão da Opep que foi tomada no último encontro em Viena, ao estabelecer um plano estudado para reduzir a produção dos campos do país a partir do início do novo ano", disse o ministro Jabar Ali al-Luaibi em um comunicado.

A Opep fechou acordo em novembro para cortar a produção em 1,2 milhão de barris por dia (bpd) a partir de janeiro de 2017. O Iraque, segundo maior produtor do grupo, aceitou reduzir sua oferta em 200 mil bpd, para 4,351 milhões de bpd.

Dependente do petróleo para a maior parte de sua receita, o Iraque inicialmente resistiu aos cortes, dizendo que precisava de receita para financiar sua guerra contra militantes do Estado Islâmico que tomaram um terço de seu território em 2014. Mas o país acabou por aceitar uma redução no acordo da Opep, que estimou a atual produção iraquiana em 4,561 milhões de bpd.

Luaibi disse que o ministério está em discussões com companhias estrangeiras que operam nos enormes campos ao sul do país para implementar alguns cortes durante manutenções programadas.

(Por Stephen Kalin)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário