Acordo da OMC para reduzir burocracia entra em vigor, prometendo impulsionar economia global

Publicado em 22/02/2017 13:37

LOGO REUTERS 3.0

GENEBRA (Reuters) - Um acordo global para impulsionar o comércio mundial reduzindo a burocracia e agilizando os controles nas fronteiras entrou em vigor nesta quarta-feira, prometendo aumentar o crescimento da economia mundial em 0,5 por cento até 2030, enquanto o mundo enfrenta um protecionismo renovado dos Estados Unidos.

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, saudou o início do pacto, que ele disse ser a "maior reforma do comércio global neste século".

Ele também tentou minimizar as questões comerciais potencialmente difíceis com o presidente dos EUA, Donald Trump, que exalta a política de "América Primeiro" e tem reclamado do que chamou de "comércio injusto", sugerindo que poderia adotar várias tarifas.

Os Estados Unidos integram o novo acordo da OMC, tendo decidido participar na administração anterior, de Barack Obama.

A OMC, um fórum internacional para resolver disputas comerciais e negociar regras comerciais, acredita que o novo acordo vai reduzir os custos comerciais em 14,3 por cento em média, sobretudo nos países mais pobres, acrescentando 2,7 por cento às exportações globais até 2030.

A OMC encomendou vários estudos para estimar o tamanho do potencial impulso às exportações. Um levantamento apontou 3,6 trilhões de dólares, mas a OMC trabalha com um número mais conservador, de 1 trilhão de dólares, cifra que Azevêdo disse estar bastante confortável.

Os governos signatários comprometem-se a harmonizar os processos nas fronteiras, acelerar as medidas de liberação das mercadorias nas alfândegas, publicar informações processuais online, aceitar documentos digitais sempre que possível e limitar as taxas cobradas aos negociadores.

O acordo firmado em 2013 foi visto como um momento de ruptura para a OMC porque encerrou mais de uma década de impasse na moribunda "rodada Doha".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário