Mercado reduz previsão e passa a ver Selic a 8,75% neste ano, mostra Focus

Publicado em 03/04/2017 09:04

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - Os economistas de instituições financeiras reduziram ainda mais a expectativa para a taxa básica de juros ao fim deste ano, em meio à perda de força da inflação e a economia ainda fraca, de acordo com a pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira.

O relatório mostrou que os analistas consultados passaram a projetar a Selic a 8,75 por cento em 2017, sobre 9 por cento no levantamento da semana anterior. Para 2018, as contas continuaram em 8,50 por cento.

Atualmente, a taxa básica de juros está em 12,25 por cento, após dois cortes seguidos de 0,25 ponto percentual e outros dois de 0,75 ponto. Na reunião de abril do Comitê de Política Monetária (Copom), na próxima semana, os investidores continuam esperando corte de 1 ponto na Selic.

Entre o grupo que mais acerta a previsão, o chamado Top-5, a expectativa é que a taxa de juros encerre este ano em 8,5 por cento, sem mudanças sobre a semana anterior.

Os economistas também passaram a projetar ligeira queda na inflação esperada para este ano, com o IPCA encerrando 2017 com alta de 4,10 por cento, ante 4,12 na pesquisa anterior. Para 2018, a expectativa segue em 4,5 por cento.

A meta oficial de inflação para 2017 e 2018 é de 4,5 por cento, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

No Relatório Trimestral de Inflação, divulgado na semana passada, o BC passou a ver inflação menor em 2017, de 4 por cento, e também informou que fará uma "intensificação moderada" no ritmo de corte dos juros básicos.

Já a perspectiva de expansão do Produto Interno Bruto este ano ficou inalterada em 0,47 por cento ao ano neste ano e 2,5 por cento em 2018.

Veja abaixo as principais projeções do mercado para a economia brasileira, de acordo com a pesquisa semanal do BC com cerca de 100 instituições financeiras.

(Por Luiz Guilherme Gerbelli)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário