Dólar sobe 1% e chega a R$3,16 com temores sobre Previdência

Publicado em 25/04/2017 10:25

LOGO REUTERS

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar subia 1 por cento e encostava no patamar de 3,16 reais nesta terça-feira com os investidores temerosos que a reforma da Previdência possa não ser aprovada no Congresso Nacional após o PSB, partido da base governista, fechar questão contra a medida.

Às 12:01, o dólar avançava 0,99 por cento, a 3,1577 reais na venda, depois de recuar quase 1 por cento na véspera. Na máxima da sessão, a moeda norte-americana atingiu 3,1641 reais. O dólar futuro subia cerca de 1 por cento.

"O receio é de que outras siglas governistas sigam o mesmo exemplo", afirmou a Advanced Corretora em relatório.

Na noite passada, o PSB, partido da base do governo do presidente Michel Temer e que está à frente do Ministério de Minas e Energia com Fernando Coelho Filho, decidiu se posicionar contra as reformas trabalhista e da Previdência. A legenda tem bancada de 35 deputados federais.

"O mercado ainda não jogou a toalha porque acredita na articulação do presidente Michel Temer e que ele vai conseguir aprovar os textos", afirmou o profissional de uma corretora local.

O governo continuava atuando nos bastidores para garantir a aprovação das reformas, com foco para a da Previdência, considerada essencial para colocar as contas públicas do país em ordem.

Temer decidiu exonerar seus ministros com mandato de deputado quando for marcada a votação da Previdência e, pelo menos por enquanto, manter o ministro do PSB e trabalhar com a parte da bancada socialista que diz apoiar as reformas.

A alta do dólar ante o real também era justificada pelo início da briga pela formação da Ptax --taxa do Banco Central que baliza vários contratos cambiais.

"Quem quer montar posição, começa a brigar dias antes", afirmou o gerente de operações da B&T Corretora, Marcos Trabbold.

No exterior, o dólar subia ante divisas de países emergentes, com os investidores à espera do anúncio de medidas tributárias pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Há expectativa de que reduza a alíquota de imposto de renda corporativo para 15 por cento.

O Banco Central vendeu, pelo sexto pregão seguido, mais um lote de 16 mil contratos de swap cambial tradicional --equivalente à venda futura de dólares-- para rolagem dos contratos que vencem em maio. Dessa forma, já rolou 4,8 bilhões de dólares do total de 6,389 bilhões de dólares.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário