FHC sugere que Temer deveria convocar eleições gerais antecipadas

Publicado em 15/06/2017 17:48

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta quinta-feira que a antecipação de eleições gerais, programadas para ocorrer apenas no ano que vem, seria um "gesto de grandeza" do presidente Michel Temer em meio à grave crise política.

Em nota enviada ao jornal O Globo, FHC afirmou que a conjuntura política do Brasil sofre fortes abalos e que o país está vivendo uma quase anomia.

"A ordem vigente é legal e constitucional...mas não havendo aceitação generalizada de sua validade, ou há um gesto de grandeza por parte de quem legalmente detém o poder pedindo antecipação de eleições gerais, ou o poder se erode de tal forma que as ruas pedirão a ruptura da regra vigente exigindo antecipação do voto", escreveu ex-presidente para o jornal.

FHC também afirmou que é preciso evitar que os próximos passos do Brasil sejam pensados apenas por interesses partidários ou personalistas.

O ex-presidente disse ainda que o PSDB deve deixar o governo Temer se a desconstrução da autoridade do presidente continuar e se houver um tentativa de atrapalhar as investigações.

"Preferiria atravessar a pinguela, mas se ela continuar quebrando será melhor atravessar o rio a nado e devolver a legitimação da ordem à soberania popular", escreveu o ex-presidente.

As principais lideranças do PSDB se reuniram na noite de segunda-feira em encontro ampliado da Executiva Nacional do partido e decidiram continuar apoiando o governo Temer.

(Por Luiz Guilherme Gerbelli)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário