Bovespa fecha em baixa com ações da Petrobras entre destaques negativos e ajuste a ADRs

Publicado em 16/06/2017 18:11

LOGO REUTERS

Por Flavia Bohone

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da Bovespa caiu nesta sexta-feira, com pressão de Petrobras e os ativos brasileiros se ajustando ao movimento de ADRs (recibos de ações nos Estados Unidos) na quinta-feira, quando o mercado acionário local esteve fechado.

O Ibovespa fechou em queda de 0,48 por cento, a 61.626 pontos, após ter chegado a cair mais de 1 por cento. Na semana, o índice cedeu 0,94 por cento.

Com o movimento desta sexta-feira, o Ibovespa se aproxima do fechamento do dia 18 de maio, quando o índice despencou 8,8 por cento e fechou a 61.597 pontos, na esteira da divulgação de trechos de conversa entre o presidente Michel Temer e um dos sócios da JBS. Antes da mais recente crise política, o Ibovespa rondava o patamar dos 68 mil pontos.

O volume financeiro da bolsa nesta somou 11,54 bilhões de reais, saltando durante ajustes e ficando assim acima da média diária para o mês até quarta-feira, de 8,14 bilhões de reais.

Segundo a B3, o repique refletiu o rebalanceamento trimestral na carteira FTSE, que envolveu mudança de peso de ações de várias empresas brasileiras.

O impasse no cenário político seguiu no radar, fazendo investidores evitarem grandes apostas no curto prazo. Joesley Batista, um dos donos da JBS, prestou depoimento à Polícia Federal, que concluirá o inquérito neste fim de semana, enquanto o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, tem até 26 deste mês para apresentar denúncia contra Temer.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse na véspera que o recesso parlamentar, previsto para ser iniciado no dia 18 de julho, pode ser suspenso para que a Casa possa apreciar uma eventual denúncia contra Temer.

DESTAQUES

PETROBRAS PN caiu 2,69 por cento e PETROBRAS ON teve baixa de 0,37 por cento, na contramão dos preços do petróleo no mercado internacional. Os papéis da petroleira brasileira ajustaram-se às perdas superiores a 1 por cento de seus respectivos ADRs na quinta-feira.

VALE PNA recuou 0,37 por cento e VALE ON perdeu 2,07 por cento. Na véspera, os ADRs dos papéis preferenciais da mineradora caíram 1,07 por cento, e dos ordinários cederam 1,38 por cento.

ITAÚ UNIBANCO PN teve baixa de 0,71 por cento e BRADESCO PN perdeu 0,48 por cento. Os papéis também mostraram ajuste após perdas de seus respectivos ADRs na quinta.

JBS caiu 2,07 por cento, após alternar alta e baixa, com alta de quase 6 por cento na máxima, após notícias de venda de ativos da controladora J&F. Mais cedo, a revista Exame publicou que o fundo soberano Mubadala, de Abu Dhabi, tentava montar um consórcio para comprar o controle da JBS. Mas uma fonte disse à Reuters que a informação é inprecisa.

SUZANO PAPEL E CELULOSE PNA subiu 2,47 por cento, na esteira da notícia de que a chilena Arauco entrou em negociações com a J&F para possível investimentos na Eldorado. Segundo operadores, o eventual investimento da Arauco seria favorável para a Suzano, uma das interessadas na Eldorado. A avaliação corrente é de que um ganho de sinergia poderia não ser suficiente para compensar o aumento da alavancagem. FIBRIA ON, que também tinha interesse pelos ativos da Eldorado, teve baixa de 0,40 por cento.

(Reportagem adicional da Paula Arend Laier)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário