Bovespa sobe 0,65% amparada por Embraer e Vale; política segue no radar

Publicado em 19/06/2017 18:11

LOGO REUTERS

Por Flavia Bohone

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista subiu nesta segunda-feira, recuperando parte das perdas recentes e fechando em 62 mil pontos pela primeira vez desde 9 de junho, em sessão que teve entre os destaques positivo as ações da Embraer e da Vale.

No entanto, a cautela com o cenário político permaneceu no radar e afastou o Ibovespa das máximas da sessão, quando subiu um pouco mais de 1 por cento.

O Ibovespa fechou em alta de 0,63 por cento, a 62.014 pontos. O giro financeiro somou 8,88 bilhões de reais, incluindo volume do exercício de opções sobre ações na primeira parte do pregão, que movimentou 2,8 bilhões de reais.

Favorecendo o tom de cautela no cenário político estavam as declarações do empresário Joesley Batista, um dos donos da JBS, que enfatizou as acusações contra o presidente Michel Temer em entrevista à revista Época, além de dizer que Temer é chefe da "maior e mais perigosa organização criminosa do Brasil" e que ele usa a máquina do governo para retaliá-lo.

Diante desse cenário, investidores seguem à espera de novidades sobre o andamento das reformas no Congresso Nacional, o que vinha estimulando um movimento de alta no mercado acionário, interrompido desde a divulgação de conteúdo de conversas entre Temer e um dos sócios da JBS, há um mês.

"No curto prazo a bolsa tem como positivo as expectativas ancoradas de inflação que sustentam a queda da taxa de juros... Mas isso não é o suficiente para poder fazer com que a gente tenha visão boa de médio e longo prazo", disse o analista da Clear Corretora Raphael Figueredo.

O movimento de recuperação neste pregão teve respaldo ainda do tom positivo em Wall Street, com o Dow Jones e o S&P 500 atingindo máximas históricas com altas em setores como o de tecnologia em destaque.

DESTAQUES

- EMBRAER ON avançou 4,6 por cento, liderando os ganhos do Ibovespa, após notícia de que os Estados Unidos vão avaliar o avião de ataque A-29 Super Tucano, com potencial para se converter em uma compra de mais de 120 unidades, e expectativa por novas encomendas.

- VALE PNA subiu 1,85 por cento e VALE ON ganhou 3,25 por cento, em sessão de alta para os contratos futuros do minério de ferro na China.

- GERDAU PN teve alta de 2,11 por cento, também na esteira dos ganhos dos contratos futuros de aço e do minério de ferro na China. Já CSN ON anulou os ganhos vistos mais cedo e fechou estável, enquanto USIMINAS PNA não conseguiu manter o tom positivo e fechou em baixa de 0,25 por cento.

- PETROBRAS PN teve variação positiva de 0,08 por cento e PETROBRAS ON caiu 1,19 por cento, com pressão dos preços do petróleo no mercado internacional, que firmaram-se no vermelho na parte da tarde. Limitando as perdas, no entanto, estava o dado divulgado mais cedo mostrando aumento de 3,9 por cento na produção de petróleo no Brasil em maio, para uma média de 2,18 milhões de barris por dia. [O/R]

- JBS ON perdeu 4,08 por cento, liderando a ponta negativa do Ibovespa. Os papéis da empresa têm mostrado forte volatilidade desde a delação de seus executivos e em meio a especulações sobre vendas de ativos que têm ocorrido devido às multas pelo acordo de leniência com autoridades brasileiras.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário