BC chegou a discutir sinalizar corte mais moderado dos juros, mostra ata do Copom

Publicado em 01/08/2017 08:27

LOGO REUTERS

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central chegou a discutir se deveria sinalizar desaceleração no ritmo de cortes na taxa básica de juros no curto prazo, mas acabou optando por indicar manutenção de nova redução em 1 ponto percentual em meio ao cenário de inflação bem comportada e pouco afetada pelos últimos desdobramentos políticos, com impactos limitados.

"(Os membros do Copom) concluíram por sinalizar, para a próxima reunião do Copom, uma possível flexibilização de mesma magnitude da adotada nesta reunião, mas que dependerá da permanência das condições descritas no cenário básico do Copom e de estimativas da extensão do ciclo", informou o BC por meio da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada nesta terça-feira.

Na semana passada, o BC reduziu a taxa básica de juros em 1 ponto, a 9,25 por cento ao ano, mantendo o ritmo de afrouxamento da Selic diante do comportamento favorável da inflação e dos fracos sinais de recuperação econômica, e sugerindo que poderá repetir a dose daqui para frente.

A mensagem foi reforçada na ata, com o BC sublinhando que apesar de uma recuperação gradual ser o mais provável, o ritmo de retomada da atividade econômica ainda permanece incerto.

Na ata, o BC repetiu que o ritmo de flexibilização continuará dependendo da evolução da atividade, do balanço de riscos, de possíveis reavaliações da estimativa da extensão do ciclo e das projeções e expectativas de inflação.

Sobre a inflação, assinalou que tanto o recente aumento de preços de combustíveis quanto a oscilação esperada para a energia elétrica não têm implicação relevante para a condução da política monetária.

Em relação à elevação de PIS/Cofins sobre combustíveis, estimou impacto total no IPCA de aproximadamente 0,45 ponto percentual, distribuídos entre julho e agosto, mas com maior concentração neste mês. O BC também calculou que a mudança da bandeira tarifária de energia para amarela, ante verde, afetará a inflação de julho em cerca de 0,15 ponto percentual.

No geral, a autoridade monetária seguiu avaliando que o comportamento da inflação permanece favorável com desinflação difundida.

Às vésperas da Câmara dos Deputados votar se autoriza ou não o Supremo Tribunal Federal (STF) a decidir se dá andamento à denúncia por crime de corrupção passiva contra o presidente Michel Temer, o BC assinalou que o conturbado cenário político tem tido pouco impacto sobre o avanço de preços na economia.

"Até o momento, os efeitos de curto prazo do aumento de incerteza quanto ao ritmo de implementação de reformas e ajustes na economia não se mostram inflacionários nem desinflacionários", afirmou.

Os economistas que mais acertam as previsões na pesquisa Focus do Banco Central, o chamado Top 5, passaram a ver a Selic menor ao fim deste ano, em 7,50 por cento, e com a autoridade monetária mantendo o ritmo forte de corte na taxa básica de juros no curto prazo, em meio ao cenário de inflação bem comportada e atividade econômica ainda lenta.

O IPCA-15, prévia da inflação oficial, foi abaixo do piso da meta de inflação em julho, no acumulado em 12 meses, abrindo ainda mais o espaço para cortes mais intensos na Selic. A meta neste ano é de 4,5 por cento pelo IPCA, com banda de tolerância de 1,5 ponto para mais ou para menos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário