Negociações iniciais do Nafta terminam com ritmo intenso de negociações

Publicado em 21/08/2017 08:18

LOGO REUTERS

Por David Lawder e Anthony Esposito

WASHINGTON (Reuters) - Estados Unidos, Canadá e México encerraram no domingo a primeira rodada de negociações para renovar o acordo comercial Nafta, prometendo manter um intenso ritmo de negociações que alguns envolvidos no processo disseram que pode ser rápido demais para reduzir profundas diferenças.

Em um comunicado conjunto divulgado ao final de cinco dias de negociações em Washington, as principais autoridades comerciais dos três países disseram que o México sediará a próxima rodada de discussões entre 1 e 5 de setembro.

As negociações então passarão a acontecer no Canadá ainda em setembro, e voltarão as Estados Unidos em outubro, com rodadas adicionais planejadas para acontecer ainda este ano, disseram o Representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer; o ministro da Economia do México, Ildefonso Guajardo; e a ministra das Relações Exteriores do Canadá, Chrystia Freeland.

"Embora um grande esforço e uma grande quantidade de negociações sejam exigidos nos próximos meses, Canadá, México e Estados Unidos estão comprometidos com um processo de negociação acelerado e abrangente que irá melhorar nosso acordo", disseram as autoridades.

Os três países estão tentando finalizar uma completa modernização do Acordo de Livre Mercado da América do Norte, que tem 23 anos, até o início de 2018, antes do início da campanha eleitoral no México.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário