Número de pessoas vivendo em extrema pobreza é o menor em 200 anos

Publicado em 20/11/2017 07:36

Os números podem nos deixar otimistas: menos de 10% da população mundial - o equivalente a 9,6% - vive em situação de extrema pobreza. Desde 1820, esse número nunca foi tão baixo. A expectativa de especialistas é que esse índice se mantenha ou até continue diminuindo ao longo dos próximos anos.

“Em 1820, a maioria das pessoas viviam em situação de pobreza extrema e apenas uma elite pequena aproveitava um padrão de vida mais elevado. O crescimento da economia nos últimos 200 anos transformou completamente nosso mundo, com a pobreza caindo continuamente nos últimos dois séculos. Isso é ainda mais impressionante se considerarmos que a população cresceu sete vezes nesse mesmo período”, afirmam os pesquisadores Max Roser e Esteban Ortiz-Ospina, em um texto sobre pobreza extrema publicado no Our World in Data, página criada por um grupo da Universidade de Oxford e que agrega dados de fontes diversas – pesquisas da ONU, institutos internacionais de pesquisas, governos e outros – para dar um panorama numérico do mundo de hoje.

Países como China e Índia, por exemplo, marcaram essa mudança, de acordo com o professor do Departamento da Economia da UFPR, Junior Ruiz Garcia. Ainda assim, o economista defende que é importante não ser otimista demais. 

Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário