Meirelles defende medidas de aumento de produtividade para impulsionar crescimento

Publicado em 21/11/2017 10:45

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta terça-feira o governo está trabalhando na implementação de medidas de aumento de produtividade, como a reforma trabalhista, por entender que a produtividade é o que transforma trabalho e investimento em crescimento econômico.

Meirelles participou do evento de lançamento do relatório "Um Ajuste Justo", feito pelo Banco Mundial a pedido do governo federal para analisar a eficiência e a equidade do gasto público no Brasil.

Além de reforçar a importância da reforma da Previdência como medida crucial para o reequilíbrio fiscal, o relatório também destacou outros temas que deveriam ser enfrentados em busca de melhor alocação orçamentária, gerando potenciais economias fiscais de pelo menos 7 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) em nível federal até 2026.

Integram o extenso pacote a redução dos prêmios salariais dos servidores públicos, além de reforma de políticas de apoio às empresas, com revisão das isenções tributárias em programas como Simples e no âmbito da Zona Franca de Manaus, e uma ampla reformulação dos programas de proteção social.

Nesse sentido, o relatório propõe, por exemplo, que os desempregados tivessem acesso ao seguro-desemprego somente após o esgotamento de seus saldos no FGTS, "ao passo que os pagamentos de tal fundo seriam limitados a um valor máximo mensal que fosse alinhado a taxas razoáveis de reposição do último salário".

O Banco Mundial argumentou que a medida abriria espaço fiscal para aumentar o período máximo de pagamento do seguro-desemprego para os trabalhadores que realmente precisassem do benefício.

Em outra frente, o relatório também propõe o aumento do número de alunos por professor, apontando que essa elevação em 33 por cento no ensino fundamental e 41 por cento no ensino médio economizaria 22 bilhões de reais ao ano, ou 0,3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

"Isso poderia ser realizado simplesmente ao permitir o declínio natural do número de professores, sem substituir todos os profissionais que se aposentarem no futuro, até se atingir a razão eficiente aluno/professor", disse o Banco Mundial.

Para o órgão, as despesas com ensino superior são ineficientes e regressivas. Para atacar a questão, propõe extensão do Fies às universidades federais para que os alunos passassem a arcar com os custos de sua educação, além do fornecimento de bolsas de estudo gratuitas a estudantes mais pobres por meio da expansão do Prouni.

Também presente no evento, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, afirmou que o Brasil enfrentará o desafio de sair do ajuste de curto prazo para uma "efetiva reforma fiscal", com foco na justiça na aplicação dos recursos públicos.

(Por Marcela Ayres)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário