Mester, do Fed de Cleveland, diz que queda do mercado não impacta cenário econômico

Publicado em 13/02/2018 12:54 e atualizado em 13/02/2018 13:35
25 exibições

LOGO REUTERS

Por Howard Schneider

DAYTON, EUA (Reuters) - A recente onda de vendas nos mercados acionários e o salto na volatilidade não prejudicará as fortes perspectivas da economia dos Estados Unidos, afirmou nesta terça-feira a presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, alertando contra reações exageradas à turbulência nos mercados financeiros.

"Embora uma queda mais profunda e persistente nos mercados acionários possa prejudicar a confiança e levar a um recuo na tomada de risco e nos investimentos, os movimentos que temos visto estão longe desse cenário", disse Mester sobre a queda dos mercados acionários.

O recuo de mais de 10 por cento aconteceu, disse Mester, apenas após um período de recordes e, "por enquanto, espero que a economia passará por esse episódio de turbulência do mercado e não mudei meu cenário. Na minha visão, os fundamentos básicos que sustentam a economia são sólidos."

As declarações dela são um sinal importante de uma das autoridades do banco central norte-americano que tem mostrando preocupações mais fortes sobre a estabilidade do mercado financeiro e as perspectivas de que o Fed pode arriscar uma aceleração da inflação ao não elevar a taxa de juros rápido o suficiente.

Ela disse que no momento sente que os juros deveriam subir a um ritmo "similar ao do ano passado", quando o Fed elevou a taxa básica dos Estados Unidos três vezes. A perspectiva entre as autoridades é de três altas neste ano também.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário