Produtores rurais resistem e Lula não entra em Passo Fundo

Publicado em 23/03/2018 16:11

LOGO nalogo

Lula não entrou em Passo Fundo. Em uma das últimas paradas da comitiva do ex-presidente, os manifestantes resistiram por horas nesta sexta-feira (23) e não permitiram a entrada da caravana do ex-presidente na cidade. Segundo relatos de produtores, mais de mil pessoas estiveram reunidas. 

O clima foi de bastante tensão no local, uma vez que a Brigada Militar, o Pelotão de Choque e a Polícia Federal tentaram dispersar os manifestantes com spray de pimenta, gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral. O protesto, no entanto, resiste, e a entrada segue trancada. No fim do dia, porém, a Brigada foi aplaudida pelos agricultores ao deixar a segurança da caravana, segundo relatou o vice-presidente do Sindicato Rural de Carazinho, Paulo Vargas.

Outra manifestação foi realizada também no centro da cidade, com mais de duas mil pessoas e a polícia tentando manter separados os dois grupos - contra e a favor de Lula -, buscando evitar conflitos. A concentração aconteceu na Avenida Brasil, onde o clima também ficou bastante tenso. De acordo com informações da Rádio Uirapuru, os manifestantes contra a caravana de Lula atiraram ovos nos manifestantes a favor do ex-presidente, que responderam jogando latas. 

Segundo o jornalista Daltro José Wesp, que esteve no local, um dos líderes da manifestação contra Lula, o produtor Marcelo Bertagnolli, foi preso na tarde desta sexta-feira.

Bertagnolli foi vereador de Passo Fundo é uma das lideranças do agronegócio na região. 

Na FOLHA: Lula cancela ato em Passo Fundo em razão de protestos 

Após três horas de espera, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou na tarde desta sexta-feira (23) ato que realizaria em Passo Fundo, onde manifestantes haviam fechado a principal via de acesso à cidade.

O ex-presidente chegou a esperar pela desobstrução da estrada, mas, por motivo de segurança, foi obrigado a cancelar sua visita à cidade.

Ele se pronunciará sobre o bloqueio da estrada em ato que realizará ainda hoje no município de São Leopoldo.

Manifestantes, em sua maioria apoiadores do deputado Jair Bolsonaro, bloquearam o acesso do ex-presidente à cidade.

Informados pelo rádio, eles usaram tratores e queimaram pneus para obstruir a passagem da caravana.

À espera de Lula na beira da estrada, os manifestantes carregam ovos, chicotes, correntes e até um taco.

Presidente do sindicato dos ruralistas da cidade, Jair Dutra Rodrigues diz que os ovos são para o almoço.

A Brigada Militar usou bombas de gás lacrimogêneo para dissipar os manifestantes. Mas Lula e sua comitiva continuam retidos na estrada. 

​Pela manhã, em uma visita a trabalhadores rurais, Lula voltou a criticar fazendeiros. E disse que em 72 anos de vida nunca bloqueou o acesso de seus adversários.

Enfrentando protestos, desde terça-feira (20), a caravana conta com uma escolta do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). 

A região Sul, escolhida para a quarta etapa da caravana, é onde o ex-presidente tem menos apoio.

Segundo pesquisa Datafolha feita no fim de janeiro, 23% dos eleitores da região manifestaram intenção de votar no petista, contra 41% no Norte e 56% no Nordeste, por exemplo. 

Conscientes do grau de hostilidade ao partido na região, petistas chegaram a questionar a oportunidade da passagem pelo Sul, mas Lula insistiu em ir.

O plano inicial é de, durante nove dias, Lula percorrer os três estados da região, totalizando 2.700 quilômetros. 

Avião com faixa contra Lula provoca petistas em São Leopoldo

Apoiadores do ex-presidente esperavam a chegada de Lula no centro de São Leopoldo, quando foram surpreendidos por um avião que levava uma faixa onde se lia: "Lula o Brasil te quer em cana". A reportagem não conseguiu confirmar quem está por trás da provocação.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Leopoldo, a comitiva foi até Chapecó, em Santa Catarina, de onde pegaria um avião até São Leopoldo. 

A viagem do ex-presidente pelo estado tem sido marcada por uma série de protestos. Enfrentando manifestações desde terça-feira (20), a caravana conta com uma escolta do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). 

No ESTADÃO: Caravana de Lula cancela ato em Passo Fundo e Gleisi portesta

Em nota divulgada na noite desta sexta-feira, 23, a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), culpou o que chamou de "omissão do governo do Rio Grande do Sul", comandado pelo MDB, pela violência que obrigou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a cancelar um ato público em Passo Fundo (RS). A região Sul, escolhida para a quarta etapa da caravana, é onde o ex-presidente tem menos apoio.

Os manifestantes esperaram Lula ainda na estrada que dava acesso à cidade munidos de correntes, chicotes, barras de ferro, paus e ovos. Muitos apoiadores do deputado Jair Bolsonaro (RJ), pré-candidato do PSL ao Planalto, usaram tratores para impedir a passagem do ex-presidente. Vários pneus foram queimados na rodovia.

"Diante da violência das milícias fascistas e da omissão do governo do Rio Grande do Sul, que não conteve esta violência, a caravana do ex-presidente Lula não participou do ato público realizado na tarde desta sexta-feira, 23, na cidade de Passo Fundo, noroeste do Estado", afirmou Gleisi, na nota. "Mesmo alertado com antecedência e oficialmente sobre a violência programada contra a caravana, o governo do Rio Grande do Sul não impediu que os grupos se formassem nem mobilizou o efetivo policial necessário para conter os agressores." 

A presidente do PT disse, ainda, que o comando da Brigada Militar "simplesmente se declarou incapaz" de garantir a integridade física de Lula, da ex-presidente Dilma Rousseff, que o acompanhava, e dos integrantes da caravana, embora o governo gaúcho tivesse sido avisado com antecedência sobre as ameaças. "O país não pode conviver com a violência destes setores autoritários, que usam métodos fascistas para calar e interditar aqueles de quem discordam", escreveu Gleisi. "E o Estado não pode se omitir perante estes atentados, que não atingem apenas o PT, mas agridem a democracia e a liberdade." 

A reportagem tentou contato com o governo do Rio Grande do Sul às 22h30 desta sexta-feira, 23, após a divulgação da nota, mas ninguém foi localizado.

Bloqueio na RS-234 em Passo Fundo

Bloqueio na RS-234, em Passo Fundo- Fonte: Twitter Niko Duarte

Manifestação contra Lula em Passo Fundo/RS - Março 2018

 

Manifestações contra o lula em Passo Fundo/RS

Manifestações contra o lula em Passo Fundo/RS

Manifestações contra o lula em Passo Fundo/RS

Manifestações contra o lula em Passo Fundo/RS

Imagens mostram o comércio fechado em Passo Fundo nesta sexta-feira:

Manifestações contra o lula em Passo Fundo/RS

Manifestações contra o lula em Passo Fundo/RS

Manifestações contra o lula em Passo Fundo/RS

Manifestações contra o lula em Passo Fundo/RS

Fotos: Rádio Uirapuru

Na quinta-feira Lula esteve na cidade de São Miguel das Missões, onde visitou o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo. Lá a caravana petista também enfrentou protestos de agricultores contra as últimas declarações que o ex-presidente fez aos produtores.

“Nós ficamos indignados depois que o Lula disse que os agricultores são caloteiros, pois aqui, quando um produtor financia uma máquina, se não pagar são as próprias terras que estão em jogo”, afirmou um produtor rural que não quis se identificar.

Taxa de inadimplência

Saiba mais sobre como foram os protestos nas demais cidades ao longo da semana:

>> Cruz Alta: Caravana de Lula sob novos protestos nesta 5ª; manifestantes queimam bandeira do PT

>> Lula consegue entrar em São Borja por estrada de terra, e foge dos protestos

>> Protestos contra caravana de Lula em Santa Maria causam confrontos

>> RS se levanta contra a impunidade de Lula em protesto com mais de mil produtores em Bagé

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

15 comentários

  • CARLOS NASSAR AIDAR São Paulo - SP

    Lamentável este tipo de comportamento...como disse o prefeito de NY nossa democracia está em declínio...impedir quem quer que seja de andar livremente pelo país é coisa de fascista. Se todos se armarem entraremos em guerra civil.

    51
    • GILBERTO OSNI KAESTNER Passo Fundo - RS

      Lugar de BANDIDO é na CADEIA e não passeando como se nada tivesse feito. Ditadores odeiam um povo com acesso a Armas. Povo Venezuelano agora chora por não ter reagido antes.

      1
  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    PARABÉNS !!! A todos que participaram do protesto e, aqueles que têm o mesmo sentimento, mas não puderam participar por algum motivo.

    Acredito que o tempo do "populismo barato", onde esses políticos baratos, de ética, moral e tantos outros princípios devem ser colocados em seus devidos lugares. Alguns, como esse que foi escorraçado de Passo Fundo, o local que lhe é devido já está sentenciado "CADEIA".

    Penso que ele tem uma certa pressa de passar com sua caravana pelo Paraná, pois após o dia 4 de Abril, o juiz Sérgio Moro estará em seu encalço, ou seja, a Superintendência da Policia Federal em Curitiba vai receber mais um meliante.

    É SÓ UMA QUESTÃO DE TEMPO !!!

    3
    • elcio sakai vianópolis - GO

      Povo brasileiro, estamos no caminho certo, pra um dia sermos uma grande nação! Parabéns ....

      0
  • Salete carvalho Lavras - MG

    Inversão de valores, quem tinha de ser preso devia ser o Lula é seus comparsas

    1
  • Eliseu Schovanz

    Mais uma vez o povo gaúcho tendo q tomar a dianteira, para mostrar e fazer frente para resolver questões, mostrando sua raça, assim foram em outras questões como, plantio direto, transgênicos, bem como no passado também o charque e outras questões mais, será q não tá na hora d continuar e aumentar este estado d alerta em vista d q está aí por acontecer dia 4 d abril? C precisarmos mostrar ao Brasil e a esses corruptos as nossas façanhas, q façamos d modelo a toda terra!!!!!

    3
  • Tiago Gomes Goiânia - GO

    Vejo muitos vibrando aqui, pelo fato de manifestantes estarem impedindo Lula e sua turma de discurssarem por algumas cidades.

    Provavelmente, se houver morte de algum admirador do Lula tenho certeza que muitos aqui vibrarao de alegria.

    Entendo que esse não é o caminho adequado para melhorar as coisas.

    Façam o seguinte exercício e ae fosse o contrário?

    Militantes do outro lado impedindo militantes de bolsonaro de seguirem até um local de discussão ?

    Muitos falarão, mas o MST que é tão radical e impede os outros de ir e vim?

    OK, mas seguir o modus operandi deles é a solução?

    Acho que não. Sou a favor desses protestos contra Lula inclusive devem tentar atrair o maior número de gente possível, para diminuir a importância do Lula.

    Mas sem radicalismos, típicos da extrema esquerda.

    O Brasil vem flertando de maneira perigosa com a intolerancia social por motivos políticos.

    88
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Caro Tiago, estamos a quantas décadas pacientemente assistindo tudo que aí está e, a democracia cantada em versos & prosas por todos os amantes do poder (que ocupam esses cargos há décadas) têm nos enganado por todo esse tempo, com isso, estamos em queda livre na nossa qualidade de vida, pois um dos direitos primordiais "direito a vida", já o perdemos há tempos, ou não?

      Não estou fazendo campanha a violência, mas paciência tem limite.

      Esse Lula está condenado pela lei, mas o deixam em liberdade para viajar pelo país pregando que é um perseguido pelas "zelites" e, pior usando palanques para pregar que os juízes que o condenaram são mentirosos.

      O que me deixa mais indignado é que esse dinheiro para custear essas despesas deve ser do fundo partidário, ou seja, nós que estamos financiando essa palhaçada !!!

      2
  • Elton Silva Belo Horizonte - MG

    Obrigado povo de Passo Fundo.

    4
  • Misael B. Silveira Candelária - RS

    Com tanto lugar faltando efetivo e a PM tendo que deslocar junto com esses marginais para mantê-los seguros.

    O Brasil tá perdido.

    5
    • Adair Machado da ROSA Alegrete - RS

      O povo sem segurança, e o governo gaúcho ainda mobiliza a PM para proteger um condenado da justiça.

      8
    • Evandro Mota Matinhos - PR

      Coitados são informados pela Globo, ou mal informado.

      27
  • Ocimar Sousborn

    Tem mais é que escorraçar essa corja de ladrões vagabundos, vermes.

    7
  • Cícero José Libardi Ponta Porã - MS

    a PTzeda está indignada pelo motivo de estar fechada a estrada, brincadeira. QUANTAS VEZES OS CIDADÃOS DE BEM FICARAM PARADOS EM ESTRADAS BLOQUEADAS PELO MST . AGORA BEBAM DO PRÓPRIO VENENO.

    8
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Parabéns novamente p os Gaúchos .

      Com Relação ao comentário do Sr. Ari Couto , quando a PTzada faz e fez por este Brasil a fora conseguia era Parar o Transporte e o Trabalho de pessoas de bem o que os Gaúchos estão fazendo hoje e nós do Paraná iremos fazer por aqui quando este verme chegar é impedir que este e seus comparsas venham mentir , instigar as pessoas ao ódio entre trabalhadores do bem .

      O que estes ignorantes não conseguem é entender que ninguém mais quer estes insetos do mal em suas cidades .

      E o pior estes insetos do mal estão fazendo estas caravanas com dinheiro público , dinheiro daqueles que acabam morrendo nas filas dos hospitais , postos de saúde , sem segurança , sem condições para dar aos seus filhos uma educação e formação profissional decente . Sr. Ari você deveria reavaliar seu posicionamento , e deixar a ignorância de lado e pensar na sociedade como um todo .

      Caso não conseguiu entender , estude e pesquise a situação da Venezuela , país que vocês do PT , fizeram tudo entregaram tudo o que era do Brasil e dos Brasileiros e estes fizeram oque .

      Estão fazendo com que sua população fuja para o Brasil e vive como mendingo nas cidades ( ou você ainda não sabe) este é o País que o PT deseja.

      Vai ser ignorante no inferno e não aqui onde pessoas sérias e que produzem alimentos , inclusive para alimentar vermes iguais aos que se movimentam nesta caravana da Vergonha.

      4
    • Augusto Mumbach Goiânia - GO

      Gente de bem é tudo que a turminha da esquerda odeia.

      4
  • Arlindo Pontremolez Varalta Ibirarema - SP

    Produtor é preso em manifestação contra caravana de Lula em Passo Fundo!!!

    Bem brasilzinho mesmo!!

    Os honestos presos e os ladrões soltos!!

    STF...Supremo Tribunal de " Fandidos " que se creem uns semideuses com capa do conde Drácula !!

    Fazem o que querem !!

    Estão por cima da lei e da constituição que deveriam proteger!!

    Nos estamos num buraco sem saida!!

    Se não mudarmos a constituição em 10 anos haveremos desaparecido e seremos uma grande , mais bem grande VENEZUELA!!!

    Exercito Nacional por favor ...ajuda-nos a tirar os bandidos na Nação!!!

    6
  • Rafael Mendes Araguari - MG

    Que exemplo!!!!RIO GRANDE DO SUL FICA AQUI NOVAMENTE MINHAS FELICITAÇÕES O PAÍS PRECISA DE GENTE COMO VOCÊS!!!

    3
    • Augusto Mumbach Goiânia - GO

      A expressão "fascismo" foi cunhada pelo italiano Benito Mussolini (1883-1945), que, em 1919, criou uma organização chamada Fasci Italiani de Combatimento. O termo "fasci", que significa feixe, faz referência ao feixe de hastes de madeiras com um machado no centro ? o símbolo da unidade do poder político na Antiga Roma. Mussolini, que começou sua carreira política em um núcleo SOCIALISTA italiano, logo percebeu que seu ideal COLETIVISTA e autoritário de governo precisava de uma estrutura ainda mais radical que a dos SOCIALISTAS. Foi então que, a partir da organização fascista, ele criou o Partido Nacional Fascista, com o objetivo de tomar o poder na Itália tanto pela via eleitoral quanto por atos violentos contra os opositores.

      2
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Gostaria de acrescentar algo ao comentario do sr AUGUSTO com a finalidade do sr ARI COUTO entender alguma a mais sobre o fascimo----FASCISMO significa poder total do estado sobre o cidadao, significa tambem truculencia militar------O COMUNISMO do qual me parece o sr ARI e' adepto, e' mil vezes PIOR do que o fascismo tendo em vista que no comunismo tudo pertence ao estado -----Deu para entender sr ARI ?

      2
    • Alexandre Carvalho Venda Nova do Imigrante - ES

      Não sei pra que perdermos tempo com esse senhor Ari... ele é velho conhecido aqui no site; figurinha desprezível. É só "clicarmos" no polegar para baixo, nos comentários dele e pronto.

      "Contra esquerdopatas, não há argumentos!"

      1
  • Angelo Miquelão Filho Apucarana - PR

    Uma quadrilha está solta e fazendo campanha, enquanto a polícia prende um trabalhador... Francamente, isso é o cúmulo da vergonha. Força Rio Grande do Sul, o Paraná está com vocês, fora PT, fora Lula, fora injustiça e impunidade, lugar de ladrão é na cadeia e não em cima de palanque, tomem vergonha brasileiros defensores e protetores de bandidos.

    4
    • Rosi Rolim

      Parabéns ao povo gaúcho pela demonstração de patriotismo! Que o povo dos outros Estados Brasileiro sigam o exemplo! Chega desses metralhas. O povo não aguenta mais sustentar essa máfia que se instalou em brasília!

      1
  • J. D.Costa Pato Branco - PR

    impedir que os falem, criando climão, agindo como reacionários. Esses são os produtores do rio grande? esses mil aí? passo fundo tem muito mais produtores do que isso... ah tá.. entendi . não se trata de produtores.. são eleitores do bolsonaro.. entendi.

    120
    • Augusto Mumbach Goiânia - GO

      Mil produtores é um número impressionante, pois estamos em plena colheita e ou safrinha. Junta mil pessoas que produzem é muito mais difícil do que juntar 10.000 vagabundos comedores de mortadela.

      7
  • Pallisser Meyri Londrina - PR

    ELES SÃO DONOS DA CIDADE?

    80
    • Heber Marim Katuete - PY - PI

      Acho que sim... Afinal o que se acha dono do Brasil descobriu que pelo menos uma cidade não é dele... Deveria ser banido do Brasil... Mandado pra Cuba ou Venezuela... fico imaginando quanto gasto jurídico esse bandido já ocasionou...

      0
    • Angelo Miquelão Filho Apucarana - PR

      São tão ou mais donos que os vagabundos. Vai lá lamber as botas dos PTralhas, a unica coisa que vai ganhar é um belo chute na bunda... Por favor Sr Pallisser Mayri, atente-se aos fatos.

      0
    • Pallisser Meyri Londrina - PR

      Sim senhor Angelo, Entendido e copiado, não podemos votar em quem escolhemos, são vcs que escolhem, isso é a democracia? Ou é a ditadura de vcs?

      3
  • Augusto Mumbach Goiânia - GO

    Temos só que agradecer a fanfarronice do assaltante que acirrou ainda mais as manifestações contra si mesmo. Já mostrando seu elevado grau de inteligência. Nunca antes na história desse país um corrupto foi tão repudiado. Parabéns lula, vai entrar mesmo para a história do Brasil. Tchau querido.

    3
    • Augusto Mumbach Goiânia - GO

      A informação está em todos os noticiários e olha que quase todos eles são esquerdinhas. Só não enxerga quem não quer. Pode começar a fazer novena pra Santa Smartmatic.

      0