Presidente do STF inclui na pauta de quarta-feira análise de habeas corpus para Palocci e Maluf

Publicado em 06/04/2018 17:30

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - A presidente do Supremo Tribunal, Cármen Lúcia, incluiu na pauta do plenário da próxima quarta-feira a análise de dois habeas corpus que pretendem colocar em liberdade o ex-ministro Antonio Palocci, preso preventivamente desde setembro de 2016 pela operação Lava Jato, e o deputado Paulo Maluf (PP-SP), que cumpre pena, em regime domiciliar, após ter sido condenado por lavagem de dinheiro pela própria corte.

Na prática, a decisão de Cármen Lúcia concede preferência na análise desses dois habeas corpus em plenário sobre as ações que o ministro Marco Aurélio Mello anunciou na véspera que vai levar ao plenário na próxima quarta e que discutem a revisão do entendimento atual do STF sobre a execução da pena após esgotados os recursos de um condenado a prisão em segunda instância.

No limite, a análise desses habeas corpus pode evitar a apreciação das duas ações relatadas por Marco Aurélio, que podem beneficiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cuja prisão foi decretada na quinta-feira pelo juiz federal Sérvio Moro.

Se o ministro pedir o julgamento em mesa, regimentalmente ele teria de entrar para julgamento do plenário automaticamente, mesmo a contragosto da presidente do STF. As duas ações que discutem a revisão da execução da pena em segunda instância estão prontas para serem apreciadas em plenário desde dezembro.

O habeas corpus de Palocci questiona a manutenção da sua prisão preventiva e o de Maluf, decisão do ministro Edson Fachin que determinou execução da pena do deputado.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário