Bovespa volta a subir com influência positiva de cenário externo compensando tombo de Petrobras

Publicado em 01/06/2018 15:32

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice acionário da B3 voltava a operar no campo positivo nesta sexta-feira, zerando as perdas observadas mais cedo em pregão marcado por forte volatilidade e noticiário corporativo bastante carregado na volta do feriado, com destaque para a saída de Pedro Parente da presidência-executiva da Petrobras.

Às 15:27, o Ibovespa subia 0,85 por cento, a 77.406 pontos. O giro financeiro somava 11,5 bilhões de reais.

O indicador abriu a sessão no azul, acompanhando o sinal positivo das bolsas no exterior, mas depois inverteu a direção influenciado pelo forte recuo das ações da Petrobras, na esteira da renúncia de Parente ao cargo de presidente-executivo da estatal.

O Ibovespa chegou a cair 1,6 por cento na mínima do dia, depois de subir 1,84 por cento na máxima. Em 2018, o índice acumula alta de apenas 1,2 por cento.

Segundo operadores de renda variável consultados pela Reuters, o maior apetite por risco no exterior após indicadores de emprego favoráveis nos Estados Unidos beneficiava a bolsa paulista, contrabalançando a pressão exercida pelos papéis da Petrobras, que caíram mais de 20 por cento no pior do momento.

Os ganhos de ações do setor bancário e da mineradora Vale também ajudavam a sustentar o Ibovespa no azul, de acordo com as fontes.

A saída de Parente da presidência-executiva da Petrobras é o mais recente desdobramento da crise nacional de combustíveis desencadeada pela greve dos caminhoneiros, e participantes do mercado consideram que os papéis da companhia devem continuar voláteis até que haja uma definição dos próximos passos.

O conselho de administração da estatal se reunirá às 16h (horário de Brasília), conforme apurou a Reuters com uma fonte, escolher um substituto para Parente.

Na avaliação da equipe de análise do Credit Suisse, a renúncia de Parente é "muito negativa", considerando que o executivo havia dito anteriormente que só deixaria o cargo em caso de interferência do governo na gestão da companhia.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN caía 12,4 por cento, e PETROBRAS ON perdia 12,2 por cento, tendo o pior desempenho do Ibovespa, após a notícia da renúncia de Pedro Parente ao cargo de presidente-executivo da estatal, o que levou a bolsa paulista a suspender as negociações de ambos os papéis.

- BRF ON subia 8,3 por cento, depois de passar por leilões, ocupando a primeira posição na lista de maiores altas do índice. De acordo com operadores ouvidos pela Reuters, a saída de Pedro Parente da Petrobras fortalecia rumores que circulavam no mercado desde o começo da semana de que Parente poderia assumir a presidência-executiva da empresa de alimentos. Ele foi eleito presidente do conselho de administração da BRF no fim de abril.

- ITAÚ UNIBANCO PN avançava 2,16 por cento, ajudando a manter o Ibovespa no campo positivo, dado o seu peso na composição do indicador. Ainda no setor bancário, BRADESCO PN ganhava 3 por cento, SANTANDER UNIT subia 2,58 por cento. Na contramão, BANCO DO BRASIL ON cedia 0,53 por cento, com o ressurgimento de preocupações sobre interferência do governo em estatais após a renúncia de Parente.

- SUZANO PAPEL E CELULOSE subia 4 por cento, depois que autoridades de defesa da concorrência nos Estados Unidos aprovaram a fusão com a Fibria. Ainda no radar estava a retomada gradual das atividades em todas as plantas da companhia, inclusive o escoamento e faturamento de produtos, após o fim da greve de caminhoneiros.

- AZUL PN, que não compõe o Ibovespa, cedia 1 por cento, depois que a companhia aérea divulgou prejuízo de aproximadamente 50 milhões de reais com a paralisação dos caminhoneiros nos últimos 11 dias, o que de será contabilizado no resultado operacional do segundo trimestre.

- ELETROPAULO, que também não está no Ibovespa, saltava 27,3 por cento, com investidores atentos ao processo de venda da elétrica, após a oferta de 7,6 bilhões de reais feita pela italiana Enel.

(Por Gabriela Mello)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário