Petrobras reduz preço da gasolina na refinaria após recorde histórico nos postos

Publicado em 24/09/2018 18:15

LOGO REUTERS

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras informou que reduzirá o preço médio da gasolina em suas refinarias em 0,59 por cento, para 2,2381 reais por litro, a partir de terça-feira, após manter o valor do produto estável por dez dias, de acordo com informação do site da estatal.

O valor anterior, de 2,2514 reais por litro, era recorde nominal (sem considerar a inflação) da era de reajustes quase diários da Petrobras, iniciada em meados do ano passado.

A diminuição do valor na refinaria ocorre após pesquisa da reguladora ANP apontar um preço médio recorde nos postos do Brasil na semana passada, de 4,652 reais por litro, o que representou uma alta de 0,52 por cento ante a semana anterior.

A redução da gasolina na refinaria da Petrobras vem em dia de disparada nos preços do petróleo, que subiam mais de 2 por cento nesta segunda-feira, para máximas de quatro anos, após Arábia Saudita e Rússia afirmarem no final de semana que não têm decisão imediata para aumentar a produção, apesar de apelos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Na esteira da alta nos preços do petróleo, os contratos futuros da gasolina nos EUA, o mesmo utilizado para hedge pela Petrobras, subiam quase 2 por cento no meio da tarde no Brasil.

A Petrobras segue fatores como câmbio e mercados de petróleo e derivados no exterior para estabelecer suas cotações da gasolina nas refinarias.

Mas desde o início do mês a estatal ganhou mais estabilidade para reajustar seus preços, ao informar que pode adotar mecanismos de hedge no mercado futuro da gasolina nos EUA para tentar conter a volatilidade das cotações do combustível em suas refinarias.

O mecanismo permite que a empresa reduza a frequência dos reajustes, podendo manter preços congelados nas refinarias por até 15 dias sem incorrer eventualmente em perdas.

Já o diesel da Petrobras segue com o preço congelado nas refinarias em 2,2964 reais por litro, em meio a um programa de subvenção do governo federal ao combustível, anunciado após uma histórica greve de caminhoneiros em maio disparada por protestos contra a alta nos preços.

As ações preferenciais da Petrobras operavam perto da estabilidade por volta das 15h, enquanto as ações ordinárias subiam 0,5 por cento. O índice Ibovespa operava em queda de 1,4 por cento no mesmo horário.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário