Economista-chefe do FMI diz não estar preocupado com a capacidade da China de defender sua moeda

Publicado em 09/10/2018 09:49

LOGO REUTERS

Por Yawen Chen e David Lawder

NUSA DUA, Indonésia (Reuters) - O economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Maurice Obstfeld, disse nesta terça-feira que não está preocupado com a capacidade do governo chinês de defender sua moeda, apesar da recente desvalorização do iuan.

"Não, eu não acho que seja um problema", disse Obstfeld quando questionado sobre o assunto às margens de uma coletiva de imprensa durante reuniões anuais do FMI e do Banco Mundial em Bali.

Mas Obstfeld também disse na entrevista coletiva que Pequim enfrentará um "exercício de equilíbrio" entre as ações para fortalecer o crescimento e garantir a estabilidade financeira.

O iuan tem enfrentado fortes pressões de venda neste ano, perdend

o mais de 8 por cento de seu valor entre março e agosto, no auge das preocupações do mercado, apesar de ter reduzido as perdas com o aumento do apoio das autoridades.

Nesta terça-feira, o banco central da China fixou o ponto médio oficial do iuan para negociação a 6,9019 por dólar, aproximando-se do importante nível psicológico de 7,0 por dólar e ajudando a pressionar as ações asiáticas para uma mínima de 17 meses.

Obstfeld disse que os mercados financeiros têm enfatizado excessivamente os movimentos de curto prazo da moeda chinesa, acrescentando que o iuan tem se recuperado rapidamente de períodos de volatilidade nos últimos anos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário