Ibovespa fecha em alta puxada por Wall Street, acumula ganho de quase 10% no mês

Publicado em 31/10/2018 18:11

LOGO REUTERS

Por Paula Arend Laier e Gabriela Mello

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice de ações da bolsa paulista fechou em alta nesta quarta-feira, apoiado em Wall Street, após sessão volátil marcada por uma bateria de resultados corporativos e movimentos de realização de lucros, encerrando o mês com ganho de quase 10 por cento.

O Ibovespa recuou 0,62 por cento, encerrando o dia cotado a 87.423,55 pontos. No começo da sessão, o indicador voltou a quase superar os 88 mil pontos, no melhor momento do dia. O volume financeiro do pregão totalizou 18,077 bilhões de reais.

Em outubro, o Ibovespa acumulou ganho de 9,85 por cento, tendo o segundo melhor desempenho mensal do ano --em janeiro, subiu 11,3 por cento.

"A ausência de novidades relevantes sobre os próximos passos do governo do presidente eleito Jair Bolsonaro e alguns balanços corporativos abaixo do esperado abriram espaço para investidores embolsarem lucros após fortes ganhos no mês", avaliou o analista Vitor Suzaki, da corretora Lerosa Investimentos.

Ele citou, contudo, que as vendas foram compensadas pela melhora do apetite a risco no exterior, particularmente o tom positivo em Wall Street, que teve uma sessão de ganhos após resultados corporativos mais fortes, como os do Facebook

Em Nova York, o S&P 500 fechou com acréscimo de pouco mais de 1 por cento, mas terminou o mês com perda de 6,95 por cento.

No cenário doméstico, balanços trimestrais concentraram as atenções enquanto agentes financeiros seguem na expectativa de novos anúncios sobre a equipe de Bolsonaro, além dos planos para a economia, com destaque para a reforma da Previdência.

Para Chris Gaffney, diretor de mercados globais no norte-americano TIAA Bank, prever o que acontecerá sob o novo governo é um "jogo de tolos". Ele ponderou, contudo, que se o novo governo tiver êxito na implementação de algumas reformas fiscais planejadas, os investimentos no país podem render generosamente.

DESTAQUES

- SANTANDER BRASIL UNIT caiu 5,17 por cento, liderando as perdas do Ibovespa, após divulgar o balanço do terceiro trimestre. Analistas do BTG Pactual disseram que os números foram sólidos, mas que as expectativas agora são elevadas dado o histórico de resultados, com o período de julho a setembro mostrando alguma piora na qualidade. Mesmo com essa queda, as units subiram 18,6 por cento no mês.

- BRADESCO PN recuou 1,29 por cento. O banco apresenta seu desempenho trimestral na quinta-feira, antes da abertura do pregão. Ainda no setor financeiro, ITAÚ UNIBANCO PN cedeu 0,48 por cento e BANCO DO BRASIL ON perdeu 0,81 por cento. Em outubro, contudo, os papéis dessas instituições valorizaram-se 19,7 por cento, 11,6 por cento e 45,2 por cento, respectivamente.

- VALE subiu 5,27 por cento, acompanhando a forte valorização de ações de mineradoras no exterior. O UBS elevou a recomendação para os papéis da companhia brasileira negociados nos Estados Unidos, os ADRs, para 'neutra', com o preço-alvo passando de 8,50 para 15 dólares. Tal desempenho ajudou a reduzir a perda no mês para 5,2 por cento.

- CIELO valorizou-se 4,5 por cento, quarta alta seguida, apesar de resultado fraco no terceiro trimestre. Para o analista André Martins, da XP, a estabilização de algumas métricas indicam que a empresa pode estar começando a ver o reflexo de suas iniciativas em marketing, novos produtos e posicionamento. Há também expectativa sobre os planos do novo presidente-executivo.

- RD fechou em baixa de 3,35 por cento, após divulgar queda no lucro líquido no terceiro trimestre para 128,8 milhões de reais, com desaceleração do crescimento das vendas mesmas lojas e aumento de despesas. O Ebitda ajustado ficou praticamente estável, a 295,25 milhões de reais, e a margem Ebitda recuou.

- ECORODOVIAS recuou 0,94 por cento, uma vez que o balanço da administradora de concessões de infraestrutura mostrou recuo dos principais indicadores do terceiro trimestre, refletindo a isenção da cobrança de pedágio do eixo suspenso de caminhões definida pelo governo federal.

- PETROBRAS PN caiu 1,36 por cento, com a fraqueza do petróleo endossando ajustes. Ficou para esta quarta-feira a possível votação do regime de urgência do projeto de lei que trata do contrato da cessão onerosa do pré-sal. Tal aprovação apenas leva o projeto diretamente ao plenário, não garantindo a votação do texto, sem prazo para ocorrer. No mês, contudo, as preferenciais da petrolífera de controle estatal valorizaram-se quase 31 por cento.

- BRF encerrou em alta de 3,45 por cento, tendo no radar decisão da Rússia de permitir importações de carnes suína e bovina de nove fornecedores do Brasil a partir de 1º de novembro, embora a companhia não apareça na lista. MINERVA, que não está no Ibovespa, mas tinha um frigorífico entre os que foram liberados, avançou 8,28 por cento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário