China diz que OMC enfrenta "crise profunda" e pede que entidade garanta justiça no comércio global

Publicado em 23/11/2018 10:11

LOGO REUTERS

PEQUIM (Reuters) - A China disse nesta sexta-feira que a Organização Mundial do Comércio (OMC) atravessa uma "profunda crise" e pediu à organização que encerre subterfúgios e corrija práticas de Estados-membros que prejudicam o sistema global de comércio.

O vice-ministro do Comércio chinês, Wang Shouwen, disse que a OMC deveria priorizar resolver um impasses sobre nomeações para seu órgão de apelação, que foi bloqueado pelos Estados Unidos, que culpa o órgão de resolução de disputas por prejudicar uma campanha dos EUA contra o que o país vê como práticas comerciais injustas.

"A OMC deve priorizar questões fundamentais que ameaçam a existência da instituição", disse Wang durante coletiva de imprensa em Pequim.

As reformas devem sustentar valores fundamentais da OMC, garantir justiça e proteger interesses de países em desenvolvimento, disse Wang.

Ele também mirou o que chamou de subsídios agrícolas "excessivos" desfrutados exclusivamente por países desenvolvidos. Wang disse que tais subsídios distorceram preços e são injustos para países em desenvolvimento.

(Por Yawen Chen e Joseph Campbell; Reportagem adicional de Kevin Yao)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário