Cenário externo benigno respalda alta do Ibovespa antes de Fed

Publicado em 19/12/2018 11:40

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista mostrava ganhos nesta quarta-feira, acompanhando o movimento mais positivo nas praças acionárias no exterior, enquanto agentes financeiros aguardam o desfecho da última reunião de política monetária do banco central dos Estados Unidos, no final da tarde.

Às 11:39, o Ibovespa subia 0,64 por cento, a 87.168,69 pontos. O volume financeiro somava 2,38 bilhões de reais.

Em um ambiente de maior receio com o ritmo da economia global, o Federal Reserve concentra os holofotes nesta sessão, quando anuncia sua decisão sobre os juros norte-americanos, particularmente em razão de amplamente aguardados sinais que deve dar sobre os seus próximos movimentos.

A decisão do Fed será conhecida às 17h (horário de Brasília), acompanhada do comunicado sobre a reunião e de projeções para a economia norte-americana. Na sequência, o chairman Jerome Powell fala com a imprensa. A expectativa é de que os juros subam para a faixa de 2,25 a 2,50 por cento.

"Esta reunião, sua ata e o discurso que a segue serão determinantes para o movimento do mercado. Esperamos que o Fed destaque o risco de crescimento e inflação mais baixos, deixando claro que o caminho para os juros será totalmente dependente de dados", afirmou a equipe da XP Investimentos.

Para Alberto Bernal, estrategista global da XP, essa pode ser a última alta deste ciclo, conforme relatório a clientes.

Em Wall Street, os futuros acionários sinalizavam uma abertura em alta, seguindo o movimento dos pregões na Europa, com o petróleo também experimentando uma sessão mais positiva.

DESTAQUES

- GOL valorizava-se 2,39 por cento, conforme segue amparada em expectativas de que a empresa se torne alvo de eventual aquisição após o governo retirar limite para a participação estrangeira em companhias aéreas no Brasil. No mês, o papel já acumula alta de cerca de 20 por cento.

- VALE subia 1,28 por cento, alinhada ao avanço de mineradoras na Europa, em sessão com alta dos preços do minério de ferro na China.

- PETROBRAS PN avançava 0,55 por cento, em sessão de alta dos preços do petróleo e após a petrolífera de controle estatal divulgar que seu conselho de administração aprovou distribuição de juros sobre o capital próprio correspondente a 0,05 real por ação ordinária e 0,70 real por ação preferencial. PETROBRAS ON caía 2,5 por cento.

- MULTIPLAN tinha alta de 2,56 por cento e brMalls avançava 2,43 por cento, tendo como pano de fundo relatório do BTG Pactual reiterando visão positiva para o segmento de shopping centers no Brasil, com IGUATEMI, que subia 2,43 por cento, sendo o papel preferido.

- CCR apreciava-se 3,24 por cento, um dia após a Andrade Gutierrez, uma de suas maiores acionistas, assinar acordo de leniência que eleva em 490 milhões de reais o montante a ser pago pelo grupo em multas e ressarcimentos decorrentes das investigações da operação Lava Jato.

- BRADESCO PN subia 0,86 por cento e ITAÚ UNIBANCO PN subia 0,77 por cento, favorecidos pelo viés mais positivo da sessão, com BANCO DO BRASIL em alta de 0,55 por cento. SANTANDER BRASIL UNIT cedia 0,18 por cento, tendo no radar aquisição de fatia residual da GetNet.

- ELETROBRAS PNB e ELETROBRAS ON caíam 4,88 e 5,2 por cento, respectivamente, após reportagem do jornal Valor Econômico sobre os planos do novo governo para a usina Angra 3, com manutenção de participação estatal relevante no empreendimento, o que poderia acarretar papel importante da elétrica estatal em desembolsos para investimentos.

(Por Paula Arend Laier)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário