China diz que vai realizar mais negociações comerciais com EUA em janeiro

Publicado em 20/12/2018 10:32
41 exibições

LOGO REUTERS

PEQUIM (Reuters) - A China e os Estados Unidos vão realizar mais negociações sobre o comércio em janeiro, disse a China nesta quinta-feira, após discussões detalhadas sobre as questões a serem abordadas nas negociações.

O porta-voz do Ministério do Comércio, Gao Feng, expressou confiança na "implementação bem-sucedida" de um acordo fechado em 1º de dezembro entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e seu colega chinês, Xi Jinping, na Argentina.

Gao disse que os dois lados têm estado em contato desde então, incluindo em uma ligação a nível vice-ministerial feita na quarta-feira, quando analisaram os acordos para mais negociações e as questões de balanços comerciais e proteção dos direitos de propriedade intelectual.

"Os dois lados organizarão consultas, incluindo reuniões e ligações, a qualquer momento, conforme necessário, para promover a implementação do consenso dos chefes de Estado", disse Gao a repórteres em Pequim.

Ele não deu detalhes sobre quem liderará as próximas conversas ou onde elas serão realizadas.

O secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, havia dito anteriormente que a China e os Estados Unidos planejavam realizar reuniões em janeiro para "documentar um acordo" sobre o comércio.

Autoridades do governo Trump não divulgaram nenhum plano de reuniões presenciais desde as conversas de Trump e Xi.

O potencial de cooperação comercial entre os dois países é grande e a natureza da cooperação para que ambos os países saiam ganhando não vai mudar, disse Gao.

Trump e Xi Jinping concordaram na Argentina com uma trégua que adiou para 1º de janeiro o aumento planejado pelos EUA das tarifas sobre o valor de 200 bilhões de dólares em produtos chineses enquanto os países negociam um acordo comercial.

(Por Yawen Chen)

Fonte: Reuters

0 comentário