China diz que vai realizar mais negociações comerciais com EUA em janeiro

Publicado em 20/12/2018 09:32

LOGO REUTERS

PEQUIM (Reuters) - A China e os Estados Unidos vão realizar mais negociações sobre o comércio em janeiro, disse a China nesta quinta-feira, após discussões detalhadas sobre as questões a serem abordadas nas negociações.

O porta-voz do Ministério do Comércio, Gao Feng, expressou confiança na "implementação bem-sucedida" de um acordo fechado em 1º de dezembro entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e seu colega chinês, Xi Jinping, na Argentina.

Gao disse que os dois lados têm estado em contato desde então, incluindo em uma ligação a nível vice-ministerial feita na quarta-feira, quando analisaram os acordos para mais negociações e as questões de balanços comerciais e proteção dos direitos de propriedade intelectual.

"Os dois lados organizarão consultas, incluindo reuniões e ligações, a qualquer momento, conforme necessário, para promover a implementação do consenso dos chefes de Estado", disse Gao a repórteres em Pequim.

Ele não deu detalhes sobre quem liderará as próximas conversas ou onde elas serão realizadas.

O secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, havia dito anteriormente que a China e os Estados Unidos planejavam realizar reuniões em janeiro para "documentar um acordo" sobre o comércio.

Autoridades do governo Trump não divulgaram nenhum plano de reuniões presenciais desde as conversas de Trump e Xi.

O potencial de cooperação comercial entre os dois países é grande e a natureza da cooperação para que ambos os países saiam ganhando não vai mudar, disse Gao.

Trump e Xi Jinping concordaram na Argentina com uma trégua que adiou para 1º de janeiro o aumento planejado pelos EUA das tarifas sobre o valor de 200 bilhões de dólares em produtos chineses enquanto os países negociam um acordo comercial.

(Por Yawen Chen)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário