Dólar sobe ligeiramente ante real acompanhando exterior

Publicado em 04/02/2019 17:20

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou com leve alta ante o real nesta segunda-feira, acompanhando o movimento da divisa contra outras moedas, em semana com pauta intensa no exterior.

O dólar avançou 0,29 por cento, a 3,6728 reais na venda. Na mínima da sessão, chegou a 3,6605 reais e na máxima, a 3,6890 reais.

O dólar futuro subia 0,23 por cento.

Durante a maior parte do dia, o dólar subiu com força contra uma cesta de moedas, com operadores otimistas após dados fortes sobre empregos nos Estados Unidos na sexta-feira.

No entanto, a moeda reduziu ganhos acompanhando movimento externo após a divulgação do resultado de encomendas à indústria de novembro, que apresentou ligeira queda, decepcionando investidores que projetavam uma alta no indicador.

Na terça-feira, Trump fará perante o Congresso o tradicional discurso de Estado da União, em que deve falar sobre o impasse que levou à paralisação parcial do governo dos EUA, além de dar atualizações sobre as negociações comerciais com a China.

Também seguem no radar do mercado possíveis negociações da premiê britânica, Theresa May, relativas ao Brexit e a participação do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, em um evento na quarta-feira.

No lado doméstico, o mercado digeriu definições no Congresso. Como já esperado e precificado, Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi reeleito presidente da Câmara na sexta-feira. A surpresa ficou para o sábado, quando Davi Alcolumbre (DEM-AP) venceu a disputa pelo comando do Senado.

No geral, o nome de Alcolumbre foi bem recebido pelo mercado, que vê como positiva a proximidade dele ao ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, de quem é aliado, para fazer avançar a agenda de reformas. Lorenzoni é o principal articulador do governo com o Congresso.

Para analista de câmbio Ricardo Gomes da Silva, da Correparti Corretora, o resultado traz um alívio ao mercado, pela alternância na presidência do Senado e pela chance de a Casa ter um comando mais alinhado ao governo.

"Há um certo contentamento, um horizonte de esperança do investidor com relação à condução e à aprovação das principais reformas nas duas Casas", disse.

Em sua primeira mensagem ao Congresso, o presidente Jair Bolsonaro defendeu que uma proposta "moderna" e "fraterna" de reforma da Previdência será responsável por um grande impulso para melhoria do ambiente econômico do país.

O Banco Central vendeu nesta sessão 10,33 mil swaps cambiais tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares. Desta forma, rolou 1,033 bilhão de dólares do total de 9,811 bilhões que vencem em março.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário