Dólar recua ante real à espera de decisão de Bolsonaro sobre Previdência

Publicado em 14/02/2019 15:06

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar recuava ante o real nesta quinta-feira, depois de subir mais de 1 por cento mais cedo no pregão, em meio a um fluxo de vendas enquanto o mercado aguarda uma provável decisão do presidente Jair Bolsonaro sobre a reforma da Previdência.

Às 15:54, o dólar recuava 0,43 por cento, a 3,7365 reais na venda. Na máxima do pregão, tocou 3,7960 reais e na mínima, alcançou 3,7348 reais.

O dólar futuro tinha alta de cerca de 0,5 por cento.

"É um movimento influenciado diretamente por vendas, um fluxo normal de vendas. O investidor entende que esse nível acima de 3,79 reais representa um ponto de venda para o dólar", afirmou o analista de câmbio da Correparti Corretora Ricardo Gomes da Silva Filho, sobre a mudança na direção da moeda.

De volta a Brasília após mais de duas semanas de internação, Bolsonaro se reúne nesta tarde com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

Em entrevista à TV Record na quarta-feira, o presidente disse que decidirá nesta quinta qual será a proposta de reforma a ser enviada ao Congresso Nacional, explicando que a grande dúvida é sobre a idade mínima.

"Na visão da equipe econômica a proposta deve ser mais consistente, já na outra ponta, a política, a opção mais provável é a escolha por uma reforma mais suave. Os mercados devem ficar mais confortáveis caso a equipe econômica seja a vencedora nesse cabo de guerra, ou que um plano viável seja apresentado", afirmou o operador de câmbio da Advanced Corretora Alessandro Faganello em nota.

Também na véspera, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que a proposta deve ser submetida ao Congresso antes do Carnaval, na primeira semana de março, mas não descartou enviá-la na próxima semana se estiver "tudo pronto e maduro".

Uma eventual decisão de Bolsonaro nesta quinta-feira não deve ser suficiente para amenizar a ansiedade e cessar a volatilidade que permeia o mercado com relação à Previdência, uma vez que ainda há uma preocupação sobre o tempo da tramitação, avaliou o diretor-executivo da NGO Corretora, Sidnei Nehme.

"O embate a nível de Congresso será muito forte. Primeiro que vai ter que tramitar por todas as comissões, o que demanda tempo. Depois vai ter, naturalmente, um embate corporativista, um embate ideológico", afirmou.

A falta de perspectiva quanto ao desenho final da reforma, o que inclui as modificações que o texto sofrerá no Congresso, desencoraja o investidor estrangeiro, o que, por sua vez, resulta em um fluxo baixo para o período, ponderou Nehme.

No exterior, após encontros entre autoridades do segundo escalão ao longo da semana, nesta quinta-feira começaram as negociações de mais alto nível entre chineses e norte-americanos, depois de a Bloomberg ter noticiado que o presidente norte-americano, Donald Trump, está avaliando adiar o prazo para aumento de tarifas em 60 dias.

O BC vendeu 10,33 mil swaps cambiais tradicionais, equivalente à venda futura de dólares. Assim rolou 5,165 bilhões de dólares dos 9,811 bilhões que vencem em março.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário