Venezuela fecha fronteira marítima com Antilhas Holandesas para bloquear ajuda humanitária

Publicado em 20/02/2019 21:52

PUNTO FIJO, Venezuela (Reuters) - O governo da Venezuela informou nesta quarta-feira que fechou a fronteira marítima do país com as ilhas das Antilhas Holandesas devido ao plano da oposição de levar ajuda humanitária ao território venezuelano no sábado para atenuar a crise econômica cuja existência nega.

A vice-presidente Delcy Rodríguez disse que as relações da Venezuela com as ilhas de Aruba, Curaçao e Bonaire estão sob revisão e que a fronteira permanecerá fechada por um "período de tempo indefinido".

"O fato de Curaçao ter decidido aderir a esse show, cujo único objetivo é o controle da Venezuela, significa não só que a Venezuela tenha fechado nossa fronteira mas esteja também revisando as relações com esses países”, afirmou Rodríguez em comentários transmitidos pela televisão estatal.

A vice-presidente disse que o governo tomou essa decisão depois que o governo de Curaçao disse que a ilha ajudaria a armazenar carregamentos de ajuda humanitária destinados à Venezuela. Um comando militar regional do Estado de Falcón, o mais próximo às ilhas, havia fechado a fronteira na terça-feira, mas depois reverteu a decisão no início desta quarta-feira.

O líder da oposição, Juan Guaidó, que tem sido reconhecido por dezenas de países como o legítimo chefe de Estado da Venezuela, tem dito que os alimentos e medicamentos fornecidos em parte pelos Estados Unidos entrarão no país por terra e mar no sábado.

O governo do presidente Nicolás Maduro tem se comprometido a bloquear os carregamentos de ajuda humanitária, negando a ampla escassez de produtos e insistindo que os problemas econômicos do país são resultado de sanções de Washington.

Maduro proíbe saída de navios dos portos da Venezuela

O ditador Nicolás Maduro proibiu a saída de embarcações de portos da Venezuela alegando “questões de segurança”, informa Duda Teixeira em Crusoé.

O objetivo é evitar o atracamento de navios com ajuda humanitária.

Leia a reportagem:

O Mais Terrível Ditador De Esquerda em atividade na América do Sul ainda está vivo. Será que ele vai cair? Acompanhe aqui!
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters/O Antagonista

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário