Dólar sobe ante real monitorando avanços ligados à Previdência e exterior

Publicado em 21/02/2019 11:39

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar avançava ante o real nesta quinta-feira, acompanhando o exterior e com investidores de olho na tramitação da reforma da Previdência no Congresso em meio à cautela com cenário político.

Às 10:37, o dólar avançava 0,42 por cento, a 3,7436 reais na venda, após avançar 0,33 por cento, a 3,7280 reais na venda na véspera.

O dólar futuro subia cerca de 0,4 por cento.

Após pregão volátil em que se conheceu detalhes sobre a proposta de reforma da Previdência, entregue pessoalmente ao Congresso pelo presidente Jair Bolsonaro, o mercado agora retoma o compasso de espera, aguardando o início da tramitação da matéria.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou na quarta-feira que tentará instalar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde a proposta começará a tramitar, já na próxima terça-feira.

"Uma coisa é ter sido entregue, agora vamos para o segundo passo, que é conseguir votos, um processo mais demorado... o governo só vai querer votar quando tiver certeza que tem os votos necessários", afirmou o gerente de câmbio da Tullett Prebon, Italo Abucater.

A proposta chega ao Congresso em momento de cautela com o cenário político, especialmente no que diz respeito à capacidade de articulação política pelo governo, o que levanta questões sobre quanto do texto original proposto conseguirá ser mantido.

"A meta de economia de 1,07 trilhão de reais em 10 anos é extremamente ambiciosa, evidenciando que as reformulações das regras propostas têm a pretensão de dar solução completa à problemática da Previdência no país, mas não podemos deixar de considerar que os debates e embates poderão provocar desidratação de alguns dos seus pontos mais relevantes e com isto reduzir esta objetivada meta", explicou o diretor-executivo da NGO Corretora, Sidnei Nehme, em nota.

Na véspera, até mesmo parlamentares mais identificados com o governo fizeram críticas públicas à proposta, citando, por exemplo, a decisão de não incluir mudanças nas aposentadorias dos militares.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse na quarta-feira que ficará surpreso se parlamentares fizerem grandes alterações ao texto de reforma da Previdência proposto pelo governo.

No exterior, o dólar avançava contra moedas emergentes, com os investidores digerindo a ata do Fed na véspera, considerada não tão "dovish" quanto esperado. O mercado também segue monitorando avanços nas negociações comerciais entre Estados e China, em meio à notícia de que os países começaram a esboçar acordos em princípio sobre as questões mais complicadas em sua disputa comercial

O Banco Central realiza nesta quinta-feira leilão de até 10,33 mil swaps cambiais tradicionais, correspondentes à venda futura de dólares para rolagem do vencimento de março, no total de 9,811 bilhões de dólares.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário