STF dá mais 1 ano para Congresso regulamentar repasses da Lei Kandir

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira dar mais 12 meses de prazo para o Congresso Nacional regulamentar os repasses da Lei Kandir, atendendo a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU).
A decisão do ministro ainda terá de ser confirmada pelo plenário do STF, em data não marcada.
Na decisão, Mendes reforça que o Congresso é o local adequado para se chegar a um acordo sobre o pagamento desses recursos da Lei Kandir, que se referem a ressarcimento de imposto pela União a Estados exportadores.
Em dificuldade fiscal, Estados passaram a reclamar por uma maior fatia de recursos da Lei Kandir.
(Por Ricardo Brito)
No G1: Ministro do STF dará mais um ano para Congresso compensar Lei Kandir
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (21) dar mais 12 meses de prazo para o Congresso Nacionalregulamentar os repasses da Lei Kandir.
Nesta quarta (20), Gilmar Mendesjá havia dito que concederia o prazo, atendendo a um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU). A decisão do ministro ainda será analisada pelo plenário do STF.
Aprovada em 1996, a Lei Kandir reduziu a arrecadação dos estados ao prever casos de isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre alguns produtos destinados à exportação. Para compensar as perdas, a lei obriga a União a ressarcir os estados. Ainda não há, contudo, uma regulamentação sobre o tema.
Em novembro de 2016, o STF deu prazo de 12 meses para a regulamentação, mas o Congresso não cumpriu o prazo. A AGU, então, pediu mais prazo, de 24 meses ou 12 meses, e a questão passou a ser analisada por Gilmar Mendes.
1 comentário
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC
Pessoal, ontem vendi 250 sacas de soja na Cargill, preço de 65,25 com os descontos 62 pila. 800 reais de impostos para o sacrossanto estado, para o funcionalismo público, essa gente que me ajuda por demais!!! Quanto é o ICMS? Mais 12%? Já dá 15%. E tem gente que reclama quando digo que o estado e os governos são os sócios majoritários da agropecuária nacional. É o chamado agronegócio estatal.