De olho nos votos para Previdência, governo intensifica esforço para organizar base

Publicado em 12/03/2019 11:59

LOGO REUTERS

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O governo do presidente Jair Bolsonaro reforçou a atuação para organizar a base de apoio e garantir os votos necessários para a aprovação da reforma da Previdência, em meio a cobranças de parlamentares insatisfeitos.

Bolsonaro reuniu-se no fim de semana com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tem assumido cada vez mais um protagonismo nas negociações em torno da reforma e participado ativamente de conversa com líderes, dirigentes de partidos e governadores nessa tentativa de articulação.

O presidente da Câmara também está por trás das conversas para a indicação de Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) para a liderança da Maioria na Câmara, segundo duas fontes, o que ajudaria na organização da base. A indicação do parlamentar, que já liderou a bancada governista na gestão do ex-presidente Michel Temer e é tido como um bom articulador nos bastidores, poderia trazer partidos do centro para a base de forma mais consistente. O anúncio deve ocorrer ainda nesta semana.

Em uma outra frente, o governo liberou cerca de 1 bilhão de reais em emendas parlamentares, inclusive para a oposição. A notícia veio à tona em reunião de líderes na noite da segunda-feira, na residência oficial do presidente da Câmara, onde foi anunciada pelo líder do governo na Casa, Major Vitor Hugo (PSL-GO).

Resta saber se o movimento será suficiente para conter a insatisfação entre congressistas, sendo que até mesmo aliados do governo reconhecem a desarticulação da base. Também pesam nessa equação críticas ao projeto da reforma --principalmente relacionadas às mudanças em benefícios assistenciais e na aposentadoria rural-- e a ansiedade em torno do envio do projeto com novas regras para as aposentadoria para militares.

Líderes já avisaram que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), primeiro colegiado a analisar a Proposta de Emenda à Constituição sobre a Previdência, só votará a admissibilidade da PEC quando o projeto dos militares chegar ao Congresso. A comissão deve ser instalada na quarta-feira.

Uma PEC precisa dos votos de pelo menos 308 dos 513 deputados em dois turnos de votação. Pouco antes do Carnaval, estimativas “otimistas” calculavam 100 votos favoráveis à proposta, enquanto uma abordagem mais “realista” calculava esse número em 80 votos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário