Plano do Fed sobre balanço e perspectivas econômico estão no foco do mercado

Publicado em 20/03/2019 07:39
18 exibições

LOGO REUTERS

Por Howard Schneider

WASHINGTON (Reuters) - O Federal Reserve deve manter a taxa de juros nesta quarta-feira, reduzir o número de altas projetadas para o resto do ano e divulgar detalhes de um plano para acabar com a redução mensal de seu balanço patrimonial.

O banco central dos Estados Unidos sinaliza desde o início deste ano uma postura de "paciência" para aumentar os custos dos empréstimos, levando ao fim um ciclo gradual de três anos de aperto monetário marcado por nove aumentos de juros, incluindo sete no período de 2017 a 2018.

Investidores calculam agora uma probabilidade de 75 por cento de o Fed não elevar sua taxa de juros mais neste ano, de acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group. Atualmente a taxa de juros está na faixa entre 2,25 e 2,50 por cento.

Novas projeções econômicas trimestrais serão divulgadas junto com o comunicado do Fed às 15h (horário de Brasília) e devem mostrar como as autoridades se alinham a essa visão. A projeção de dezembro do Fed indicava duas altas de juros este ano, mas a expectativa é de que isso seja reduzido para apenas uma alta.

Precisaria de um movimento de redução pelas sete autoridades para levar o número mediano esperado de altas a zero para o ano, uma mudança de 0,5 ponto percentual que aconteceu apenas uma vez dede que o Fed tornou público seu diagrama de projeções em 2012.

O maior foco entre os investidores pode estar no balanço patrimonial, e os planos do Fed de parar de reduzir sua carteira de Treasuries e títulos lastreados em hipotecas a cada mês em 50 bilhões de dólares.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário