Dólar reduz queda ante real atento a Previdência e exterior

Publicado em 02/04/2019 13:50

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava em leve queda nesta terça-feira, depois de no fim da manhã ter chegado a zerar a baixa, com investidores acompanhando um dia de intenso fluxo de notícias de autoridades sobre a reforma previdenciária, enquanto monitoram um dia de força da moeda norte-americana no exterior.

Às 12h43, o dólar à vista recuava 0,20 por cento, a 3,8684 reais na venda. Na mínima desta sessão, caiu 0,76 por cento e foi a 3,8787 reais na máxima (+0,06 por cento).

Na B3, a referência do dólar futuro tinha alta de 0,43 por cento, a 3,8755 reais.

Na véspera, o dólar recuou 1 por cento, refletindo o bom humor nos mercados internacionais.

No plano interno, agentes financeiros acompanham notícias sobre os esforços do governo para convencer parlamentares a aprovar a reforma das aposentadorias. O presidente Jair Bolsonaro terá uma série de encontros com parlamentares nesta semana com o objetivo de acelerar a tramitação da reforma da Previdência.

O presidente em exercício, Hamilton Mourão; o secretário de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho; e o líder do governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), também falaram sobre a Previdência. O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem uma série de reuniões nesta terça-feira para tratar da reforma, antes de, na quarta-feira, comparecer à CCJ para defender a aprovação do texto.

Mas analistas destacam que o mercado de câmbio no Brasil segue bastante influenciado pelos eventos externos. Mais recentemente, uma série de moedas emergentes sofreu com o aumento da aversão a risco, diante dos receios de enfraquecimento adicional da economia global.

Em estudo, o Goldman Sachs coloca o real entre as moedas mais afetadas pelos ruídos externos, junto com as divisas da África do Sul, Turquia, México e Rússia.

Segundo o banco privado, o retorno ajustado pela volatilidade para o real --medida de atratividade da moeda-- está atrás do de vários pares emergentes, o que deixa a taxa de câmbio do Brasil em condição mais sensível às intempéries externas.

Nesta terça-feira, o Banco Central tornou a vender todo o lote de 5.350 contratos de swap cambial tradicional em leilão de rolagem do vencimento maio. A colocação dos swaps tradicionais equivale à injeção de liquidez no mercado futuro de câmbio.

(Por José de Castro)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário