Ibovespa retoma força com expectativas sobre Previdência e menor aversão ao risco no exterior

Publicado em 15/04/2019 11:28

LOGO REUTERS

Por Stefani Inouye

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa avançava nesta segunda-feira, recuperando-se da queda de quase 2 por cento no pregão de sexta-feira, quando foi pressionado pelas ações da Petrobras, com agentes do mercado monitorando o andamento do texto da reforma da Previdência, em meio a um cenário externo mais favorável para ativos de risco.

Às 11:17, o Ibovespa subia 0,75 por cento, a 93.568 pontos. O volume financeiro era de 3,89 reais.

Na sexta-feira, o índice recuou 1,98 por cento, a 92.875,00 pontos, pressionado pelo tombo das ações da Petrobras, em meio a preocupações sobre a independência da estatal após o presidente Jair Bolsonaro pressionar para a petrolífera rever decisão sobre aumento dos preços do diesel.

Para o analista Nicolas Takeo, da corretora Socopa, a força do índice nesta sessão trata-se de um movimento de recuperação pautado nas expectativas sobre a Previdência e em um cenário externo mais benigno para ativos de risco.

"É uma compensação. O mercado pode vir a ficar de lado caso surja alguma cautela sobre a Previdência, mas o exterior positivo ajudará a sustentar", afirmou.

A sessão também era marcada pelo vencimento de opções sobre ações na primeira etapa do dia.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Felipe Francischini (PSL-PR), afirmou na sexta-feira que a reforma da Previdência será o primeiro item da pauta da comissão nesta semana, seguida da proposta que torna o Orçamento mais impositivo. A ideia é iniciar a discussão da reforma nesta segunda-feira na CCJ.

Enquanto isso, os principais índices de Wall Street operavam no vermelho, com balanço decepcionante do Goldman Sachs ofuscando as expectativas de melhora nas negociações comerciais entre EUA e China.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN <PETR4.SA> avançava 2,83 por cento e PETROBRAS ON subia 2,13 por cento, figurando entre as maiores altas do Ibovespa, após um tombo no último pregão, quando a empresa perdeu 32 bilhões de reais em valor de mercado, conforme desdobramentos em torno de um ajuste de preços do diesel suspenso respaldaram questionamentos sobre a perspectiva para a política de preços de combustível da empresa.

- ELETROBRAS PNB e ELETROBRAS ON valorizavam-se 2,09 e 4,18 por cento, impulsionadas pela melhora na percepção de risco em torno das estatais na sessão.

- ESTÁCIO ganhava 1,88 por cento, tendo de pano de fundo aprovação em reunião nesta segunda-feira a eleição de Claudia Sender Ramires para ocupar o cargo de membro do colegiado, que se encontrava vago, e também como membro do Comitê de Auditoria e Finanças da companhia de educação, com prazo até a Assembleia Geral Ordinária de 2020, de acordo com comunicado da empresa.

- ITAÚ UNIBANCO PN apreciava-se 0,67 por cento, enquanto BRADESCO PN avançava 0,86 por cento, contribuindo para o viés positivo do Ibovespa.

- VALE recuava 0,54 por cento, apesar da alta dos preços do minério de ferro na China. A mineradora está em negociações com a empreiteira Andrade Gutierrez para a realização de obras em suas oito barragens em Minas Gerais, informa o jornal O Estado de S. Paulo nesta segunda-feira.

- ECORODOVIAS declinava 2,39 por cento, entre as maiores quedas do Ibovespa, em meio a cumprimento de mandados de busca e apreensão da Polícia Federal na controlada indireta Eco 101, no Espírito Santo, no âmbito da operação "Infinita Highway”. CCR perdia 0,89 por cento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário