Para manter Coaf com Moro, Senado pode inviabilizar ministérios de Bolsonaro

Publicado em 27/05/2019 16:37
Se sofrer alteração e voltar à Câmara, MP da reestruturação ministerial corre risco de expirar

Senadores de vários partidos afirmaram ter votos suficientes para aprovar, nesta terça-feira (28), a manutenção do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) sob o controle do ministro da Justiça, Sergio Moro.

Caso isso seja confirmado, haverá um impasse com a Câmara, que sob a liderança do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do centrão, aprovou na semana passada a migração do órgão de fiscalização para o Ministério da Economia.

Na conta mapeada pelo governo, há 44 dos 81 votos do Senado para aprovar a manutenção do Coaf com Moro. Esse cenário chegou ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que levaria a situação a Bolsonaro.

Leia a reportagem completa no site da Folha

 

O Antagonista : Além do Coaf, Senado precisa corrigir outros problemas da MP 870

Já que o Senado parece disposto a devolver o Coaf para o Ministério da Justiça, pressionando a Câmara a avalizar as mudanças até o dia 3 de junho, os senadores podem aproveitar para corrigir outras incongruências.

Uma delas é a transferência da ABDI para o MCTIC, como mostramos antes. Outra é devolver para o MJ a política de imigração laboral – que ficou na Economia.

A política geral de imigração é de competência do Ministério da Justiça, assim como a estruturação ligada à sua execução, como o Conselho Nacional de Imigração, que continua no MJ. O Senado precisa vetar, portanto, o inciso XXXVIII do artigo 31.

Há também quem defenda, com razões lógicas, a manutenção do registro sindical no MJ e a Funai no Ministério dos Direitos Humanos.

 

O Antagonista : “Atrasou onde? Não foi no Senado”

Esperidião Amin, líder do bloco no Senado que inclui PP, MDB e PRB, disse a O Antagonista que vai votar amanhã para que o Coaf retorne ao Ministério da Justiça.

“Se o requerimento for colocado em votação, vou votar nesse sentido. Ficou muito ruim para a Câmara a decisão de politizar a localização do Coaf.”

Sobre o risco de a MP da reforma administrativa caducar, ele comentou:

“Estamos nos virando nos 30, eles podem se virar nos 15. O prazo é 3 de junho. Vou deixar de deliberar porque não tem mais tempo? Atrasou onde? Não foi no Senado.”

Amin acrescentou que a Câmara poderá voltar a analisar a medida, com eventuais alterações, na quarta-feira, sem prejudicar a validade.

 

Saiba mais sobre o assunto: Álvaro Dias tenta devolver Coaf para Moro em votação amanhã no Senado

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S.Paulo + O Antagonista

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário