Dólar avança ante real monitorando exterior e com mercado otimista sobre agenda de reformas

Publicado em 12/06/2019 10:11

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar avançava ante o real nesta quarta-feira, monitorando novas preocupações com disputas comerciais no exterior, mas com investidores otimistas com o avanço da agenda de reformas um dia depois de o Congresso aprovar crédito suplementar para que o governo contorne a regra de ouro.

Às 10:07, o dólar avançava 0,15%, a 3,8560 reais na venda.

Na terça-feira, o dólar fechou em queda de 0,88%, a 3,8504 reais na venda, menor patamar em dois meses.

O dólar futuro rondava a estabilidade neste pregão.

Do panorama externo, investidores monitoravam a aversão ao risco com renovadas tensões ligadas à disputa comercial entre Estados Unidos e China, após o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmar na véspera que não tem interesse em avançar a menos que a China concorde com quatro ou cinco "importantes pontos" que ele não especificou.

Por outro lado, tal cenário potencialmente beneficia ativos emergentes, uma vez que intensifica a pressão sobre o Federal Reserve para que reaja à deterioração na economia global cortando juros, avaliou o economista-chefe da Infinity Asset, Jason Vieira.

Internamente, a aprovação unânime pelo Congresso do projeto que autoriza operações de crédito de 248,9 bilhões de reais em créditos orçamentários fora da regra de ouro na terça-feira encorajava confiança com o avanço da agenda de reformas.

"Mais do que a aprovação em si, vimos um governo funcionando como governo: fazendo acordos, cedendo em alguns pontos e cumprindo o combinado, inclusive com a oposição. Os últimos relatos ressaltam que o Planalto tem agido de maneira mais pragmática em sua relação com o Legislativo", pontuou uma equipe de analistas da XP Investimentos, em nota.

Em relação à reforma previdenciária, especificamente, governadores que se reuniram na véspera com o relator da reforma da Previdência, Samuel Moreira (PSDB-SP), e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disseram ter recebido garantias de que o texto a ser apresentado nesta semana irá atendê-los em demandas como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a aposentadoria de trabalhadores rurais.

Permanece a expectativa de que o parecer do relator na comissão especial seja apresentado ainda nesta semana.

O BC realiza nesta sessão leilão de até 5,05 mil swaps cambiais tradicionais, correspondentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento de julho, no total de 10,089 bilhões de dólares.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário