Opep corta previsão de crescimento da demanda por petróleo em 2019; vê maior risco de queda

Publicado em 13/06/2019 10:06
24 exibições

LOGO REUTERS

Por Alex Lawler

LONDRES (Reuters) - A Opep reduziu nesta quinta-feira sua previsão de crescimento na demanda global de petróleo devido à escalada das disputas comerciais e apontou para o risco de uma nova redução, apontando para uma prolongada limitação da oferta no restante de 2019.

A demanda mundial por petróleo crescerá 1,14 milhão de barris por dia neste ano, 70 mil barris a menos que o esperado anteriormente, disse a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, em relatório mensal.

"Ao longo do primeiro semestre deste ano, as atuais tensões comerciais globais aumentaram", disse a Opep em relatório. "Riscos significativos decorrentes de crescentes disputas comerciais que se espalham pelo crescimento da demanda global permanecem".

A Opep, a Rússia e outros produtores implementaram um acordo desde 1º de janeiro para cortar a produção em 1,2 milhão de bpd. Eles se encontrarão em 25 e 26 de junho ou no começo de julho para decidir se estenderão o pacto.

A Opep, com sede em Viena, também disse que sua produção caiu em maio, uma vez que as sanções dos EUA ao Irã aumentaram o impacto do pacto de corte de oferta. A produção de todos os 14 membros da Opep caiu 236 mil bpd, para 29,88 milhões bpd, segundo a Opep.

((Tradução Redação Rio de Janeiro, 5521 2223-7104))

Fonte: Reuters

Nenhum comentário