IEA diz estar pronta para agir se preciso para manter suprimento no mercado de petróleo

Publicado em 22/07/2019 12:55

LOGO REUTERS

PARIS (Reuters) - A Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) disse nesta segunda-feira que tem monitorado de perto os acontecimentos no Estreito de Hormuz, e está pronta a agir se necessário para manter o suprimento do mercado global de petróleo.

A agência, com sede em Paris, afirmou que o direito de livre circulação de petróleo pelo estreito é crítico para a economia global e deve ser mantido.

Os preços do petróleo operam em alta nesta segunda-feira devido a preocupações de que a apreensão pelo Irã de um navio tanque britânico no estreito na semana passada possa levar a problemas de oferta na região do Golfo, rica em petróleo.

"Os consumidores podem estar seguros de que o mercado de petróleo está bem abastecido, com a produção de petróleo superando a demanda no primeiro semestre de 2019, o que tem elevado os estoques mundiais em 900 mil barris por dia", disse a IEA em um comunicado.

O Estreito de Hormuz é uma via marítima vital para o comércio mundial de petróleo. Cerca de 20 milhões de barris de petróleo transitam por dia por ele, ou cerca de 20% da oferta global, disse a IEA.

(Por Bate Felix)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário