Maia diz ter certeza que Brasil terá o que mostrar na ONU em discurso de Bolsonaro

Publicado em 16/09/2019 17:22

LOGO REUTERS

(Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta segunda-feira que o país terá o que mostrar na Assembleia Geral da ONU, em discurso do presidente Jair Bolsonaro.

O deputado defendeu o papel do país, desde a Rio-92 (também chamada à época de Eco-92), na defesa do meio ambiente e disse creditar que o Brasil terá bons números para apresentar à assembleia.

“Acho que o Brasil, ao longo dos últimos anos, desde a Rio-92, deu um exemplo claro da sua preocupação com a preservação do nosso meio ambiente, com a preservação da floresta amazônica”, disse Maia, após evento em São Paulo.

“Tivemos problemas, temos que tratar os problemas de forma aberta. Mas não é porque tivemos problemas que o Brasil vai ser penalizado ou não vai ter o que mostrar”, argumentou. “Tenho certeza que o Brasil vai ter muita coisa para mostrar, sim, e vai mostrar, espero eu, no discurso do presidente.”

Nas últimas semanas, o Brasil ocupou as manchetes internacionais devido a incêndios na floresta amazônica e atritos de Bolsonaro com o presidente francês, Emmanuel Macron, em meio a críticas ao discurso ambiental do presidente brasileiro.

REFORMAS

Maia disse que tentará promover uma reunião na terça-feira com o ministro da Economia e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para acertar a agenda de pautas prioritárias no Legislativo, como a reforma tributária e as matérias do pacto federativo.

Segundo Maia, o ministro estuda mudanças no Imposto de Renda, proposta ainda em fase de elaboração.

O parlamentar aproveitou para reafirmar a importância de se discutir as despesas públicas e voltou a defender uma reforma administrativa. Para ele, cada Poder da República teria que encaminhar a sua proposta de reforma, de forma que todos promovam rearranjos internos em suas estruturas.

Ainda sobre a pauta legislativa, Maia disse acreditar que o pacote anticrime do governo, principal demanda do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, deve ser votado “nas próximas semanas”.

O presidente se comprometeu também a analisar o pedido para criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas violações cometidas por Moro, quando era juiz da operação Lava Jato, e procuradores da força-tarefa em Curitiba.

Apresentado por deputados da oposição, o pedido conta com as assinaturas necessárias, mas precisa, segundo Maia, preencher outros requisitos para que a CPI seja criada.

“A CPI, ela precisa ter o fato determinado, e é isso que preciso analisar nas próximas semanas”, afirmou.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário