Opep e aliados manterão estabilidade do mercado de petróleo após 2020, diz Barkindo

Publicado em 15/10/2019 11:40

LOGO REUTERS

Por Nidhi Verma e Promit Mukherjee

NOVA DÉLHI (Reuters) - A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados estão comprometidos com a manutenção da estabilidade no mercado de petróleo para além de 2020, uma vez que a oferta física está relativamente apertada globalmente, disse nesta terça-feira o secretário-geral do grupo de produtores, Mohammad Barkindo.

Ele acrescentou que o cumprimento dos níveis de produção acertados entre países da Opep e seus aliados está em 136%, o que limita a oferta global, enquanto o crescimento da produção na América do Norte, incluindo em bacias de "shale" nos Estados Unidos, está desacelerando.

Opep, Rússia e outros produtores aliados, um grupo conhecido como Opep+, se comprometeram com um corte de produção de 1,2 milhão de barris por dia (bpd) até março de 2020 para apoiar os preços. O grupo deverá se encontrar novamente em 5 e 6 de dezembro.

"Tenho ouvido um sonoro coro de todos os agentes de que eles estão determinados a não permitir uma recaída na derrocada (do mercado) como aquela pela qual acabamos de passar", disse Barkindo ao participar de evento organizado pela CERAWeek na Índia, referindo-se ao período de preços baixos do petróleo entre 2014 e 2015 que levou a Opep a cortar oferta.

"Eles farão o que for possível dentro de seus poderes para assegurar uma relativa estabilidade sustentada para além de 2020", afirmou Barkindo.

Em seu último relatório mensal, de outubro, a Opep cortou sua projeção para o crescimento econômico global em 2020 para 3%, de 3,1% anteriormente.

O cenário econômico tem impactado negativamente os preços do petróleo-- o Brent já caiu 22% desde máxima de 2019, de 75,60 dólares por barril, tocada em 25 de abril.

O guerra comercial entre EUA e China está afetando a economia global e a demanda por petróleo, enquanto mercados financeiros têm apresentado visão cada vez mais pessimista quanto ao crescimento econômico, disse Barkindo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário