PSL avalia suspensão de Eduardo Bolsonaro e outros 18 deputados

Publicado em 22/10/2019 11:55 e atualizado em 22/10/2019 12:56
390 exibições

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - O PSL abriu nesta terça-feira processo disciplinar contra 19 deputados do grupo bolsonarista, entre eles o filho do presidente Jair Bolsonaro e líder da legenda na Câmara, Eduardo Bolsonaro (SP), agravando ainda mais a crise interna no partido.

De acordo com o líder do PSL no Senado, Major Olimpio (SP), o grupo de deputados terá cinco dias para se defender antes que a sigla determine a suspensão. No caso de ser suspenso, Eduardo terá que deixar a liderança, e a Executiva também analisa a questão do diretório estadual de São Paulo, onde o deputado detém a presidência.

Entre os 19 deputados também estão os cinco parlamentares que haviam sido suspensos na semana passada --Carla Zambelly (SP), Carlos Jordy (RJ), Alê Silva (MG), Filipe Barros (PR) e Bibo Nunes (RS)--, mas que tiveram a punição retirada na segunda-feira em uma tentativa fracassada de apaziguamento da crise no partido.

"Na primeira etapa é suspensão. A expulsão é etapa seguinte", disse o Major Olimpio, acrescentando que os deputados podem até mesmo perder o mandato e serem substituídos por suplentes.

"O problema é o seguinte: muita gente acha que porque tem mandato parlamentar tem salvo-conduto. Pensa que é igual ministro do STF, que pensam que não são fiscalizáveis. Alguns feriram cláusulas partidárias de forma séria, atacando a instituição partidária, alguns integrantes. Isso pode demandar representações", afirmou.

Na sexta-feira, a Executiva decidira pela suspensão dos cinco parlamentares do grupo bolsonarista e por abrir uma representação no Conselho de Ética contra Daniel Silveira (RJ), que gravou uma reunião interna do partido, em meio a uma guerra interna para determinar o líder da legenda na Câmara. A disputa se concentrou nos nomes de Eduardo Bolsonaro e do então líder da sigla, Delegado Waldir (GO).

Em uma demonstração de boa vontade depois de uma conversa entre o presidente do PSL, Luciano Bivar, com o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, na segunda-feira, em que ambos combinaram tentar encontrar um terceiro nome para a liderança do partido na Câmara, Bivar decidiu revogar a suspensão.

No entanto, depois de o grupo bolsonarista apresentar uma nova lista indicando Eduardo para a liderança no lugar de Waldir, inclusive com a assinatura dos cinco deputados que seriam suspensos, a guerra foi novamente aberta no partido.

O PSL deve inclusive aumentar o número de parlamentares suspensos, o que pode incluir o próprio Eduardo --que, ao assumir a liderança na segunda-feira, apesar de falar em diálogo, destituiu todos os vice-líderes do partido ligados a Bivar.

Em outra face da retaliação ao grupo bolsonarista, a Executiva deve propor a retirada de Eduardo da presidência do PSL em São Paulo.

"O mandato dele como presidente estadual termina em 31 de dezembro. Eu vou defender que se resolva essa questão já. Porque o que eles não destruíram até agora vão destruir. O partido teve já mais de uma centena de executivas municipais que foram arrancadas no rancor, no ódio, sem fazer uma avaliação mínima. O partido está uma verdadeira terra arrasada", afirmou Olimpio.

Eduardo assumiu o diretório de São Paulo no início de junho, no lugar de Olimpio. O senador diz não querer o cargo de volta, mas que é preciso mudar o diretório já.

"Do jeito que está é terra arrasada, está nas mãos de gente que não quer construir o partido. Eu vou defender sim que tenha uma solução, seja com intervenção da nacional lá, seja com substituição direta. Já esgarçou a possibilidade de se administrar o partido com o Eduardo e as pessoas que ele colocou lá", disse.

Olimpio, como outros membros do partido que abriram guerra com o clã Bolsonaro, afirmam que Eduardo não tem liderança e criticam duramente a intervenção do presidente na disputado pelo cargo de líder do partido na Câmara.

"Foi uma questão que acabou ampliando justamente por falta de estratégia política do próprio Palácio do Planalto. Entraram numa disputa interna do partido e envolveram até o próprio presidente. Foi péssimo, foi horrível e o pior da história, gerou uma derrota não para o Eduardo, mas para o próprio Planalto, para o próprio presidente", avaliou o senador, que, ainda assim, diz defender que Bolsonaro continue no PSL e diz que ele é o "ícone maior" do partido.

O ex-líder da bancada na Câmara Delegado Waldir também criticou a postura do presidente. "É muito amargo, quando você agride o Parlamento, você é o Executivo e agride o Parlamento para assumir uma liderança. Acho que isso não é uma vitória", disse o ex-líder a jornalistas.

(Por Lisandra Paraguassu e Anthony Boadle)

Fonte: Reuters

2 comentários

  • João Cirino Gomes Campinas - SP

    Não acredito que exista oposição depois que 95% dos partidos se aliaram ao PT e passaram a distribuir cargos, votos e benefícios entre eles.

    Que direita e oposição, iria ajudar eleger candidatos de esquerda?

    As passeatas foram manipuladas, e que a cpi, os impeachment e a lava jato só serviram para manipular a população, pois só serviram para dar mais despesas.

    Só sendo bem simplório, para não notar que depois destas passeatas, da CPI, do impeachment e da lava jato, não vimos um politico, ou qualquer um de seus familiares ladrões e fantasmas devolvendo um centavo dos valores roubados.

    Só sendo bem desinformado, para não notar, que depois de tantos espetáculos teatrais e de tantas danças de ratos, o Brasil continua sendo fatiado. As empresas públicas continuam sendo sendo privatizada a preço de casca de banana, e as verbas das privatizações do nióbio, do grafeno e dos demais minérios continuam desaparecendo.

    Os trabalhadores continuam desempregados, sendo escravizados e pagando a maior taxa tributaria do planeta, para bancar as mordomias e as rapinagens dos políticos usurpadores, que se tornaram os algozes da Nação!

    20
  • Odilo Antonio Ferst Santiago - RS

    Boa tarde,eu sou do Rio Grande do Sul ,já alguém dizia o PSL é um partido sem habilidades políticas,pois é, eu, me entristeço muito em ver essa inabilidade, o nosso Presidente tem que Governar, enfrentar esses comunistas em todos os lugares,e ainda ver o seu partido em gerra ,Dirigentes,Deputados ,Senadores que nunca seriam eleitos por partido nenhum só se elegeram porque foram no vácuo do Presidente . Eu estou muito envergonhado por vocês ,cada dia me convenço mais que vocês não mereciam estarem aí ,parece que nem percebem o que estão fazendo é para ajudar o PT ,só tem uma coisa pra dizer à vocês ( Deputados , Senadores) o povo está com BOLSONARO e MORO ... prestem muito atenção ...vão criar vergonha ...precisamos ser exemplos, ter vergonha na cara... acabei de ver um Senador PT Humberto Costa na tribuna do Senado dizer que o Desastre ambiental com o óleo no mar ,o Bolsonaro é culpado ...Onde estão vocês ? Para fazer uma representação mundial contra a Venezuela e responsabilizarem por esse crime Ambiental.

    6
    • João Cirino Gomes Campinas - SP

      Eu sou o povo e não estou com Bolsonaro e muito menos com o mouro, pois eles apesar de se dizerem de direita., são aliados do pt, falo e provo! SÓ NÃO ESTA VENDO QUEM NÃO QUER! A CORRUPÇÃO QUE É A MAIOR RESPONSÁVEL PELO AUMENTO DO DESEMPREGO, DA MISÉRIA, DA VIOLÊNCIA E DA PROMISCUIDADE, ESTA GENERALIZADA.

      SÓ NÃO ESTA VENDO QUEM NÃO QUER! A CORRUPÇÃO QUE É A MAIOR RESPONSÁVEL PELO AUMENTO DO DESEMPREGO, DA MISÉRIA, DA VIOLÊNCIA E DA PROMISCUIDADE, ESTA GENERALIZADA.

      Só quem não acompanha política, ou não presta atenção em nada, não sabe que todas as passeatas foram manipuladas e usadas como palanque eleitoral.

      É muito fácil notar que a CPI, os impeachment e a lava jato, não passaram de espetáculos teatrais, e só serviram para dar mais despesas, serviram para uns fazerem média, e para outros ganharem votos!

      Quer provas?

      Com o impeachment, a Dilma e o Color ganharam mais uma aposentadoria, continuam exercendo cargo público e impunes, sem devolver um centavo!

      SOMENTE OS EMPRESÁRIOS METIDOS EM FALCATRUAS FIZERAM DELAÇÃO PREMIADA E DEVOLVERAM PARTE DOS VALORES ROUBADOS, MAS NENHUM POLÍTICO, OU SEUS FAMILIARES DEVOLVERAM UM CENTAVO DOS VALORES QUE ROUBARAM.

      E MUITOS DESTES POLITICO LADRÕES E SEUS FAMILIARES, NEM PROCESSADOS FORAM.

      O BRASIL QUE É O PAÍS MAIS RICO DO PLANTE TERRA, TEM MAIS DE TRÊS DÉCADAS DE FALCATRUAS, CORRUPÇÕES, DESVIOS, SUPERFATURAMENTO, APROPRIAÇÃO INDÉBITAS E ENRIQUECIMENTOS ILÍCITOS.

      E AS CADEIAS E PRESÍDIOS CONTINUAM SUPERLOTADOS, DE ANALFABETOS, POBRES, PRETOS E PROSTITUTAS, SEM PARENTES IMPORTANTES, SEM EIRA SEM BEIRA!

      E ATÉ A ESTADIAS DOS PRESOS, ESTÃO SENDO SUPERFATURADAS, PARA GERAR LUCROS AOS INTEGRANTES DO CRIME POLITICO ORGANIZADO, POIS ALGUNS POLÍTICOS DIZEM, QUE CADA PRESO DAQUELES QUE ESTÃO EMBOLADOS E PEQUENO CUBÍCULOS, CUSTAM MAIS DE CINCO MIL REAIS AOS COFRES PÚBLICOS, MELHOR DIZER, CUSTA ESTE VALOR EXORBITANTE, PARA O POVO QUE PAGA IMPOSTO.

      COMO PODE SER ISSO, SE A MAIORIA DOS TRABALHADORES BRASILEIROS GANHAM EM MÉDIA MIL REAIS MENSAIS, E COM VALOR TÃO IRRISÓRIO, PRECISAM SE MANTER E SUSTENTAR SUAS FAMÍLIAS?

      E O BRASIL CONTINUA FALINDO OS TRABALHADORES CONTINUAM PERDENDO SEUS DIREITOS.

      BOA PARTE DA POPULAÇÃO DESEMPREGADA. PASSANDO PELAS MAIS DIVERSIFICADAS NECESSIDADES, ALGUNS PASSANDO ATÉ FOME, MAS PAGANDO A MAIOR TAXA TRIBUTARIA DO PLANETA, PARA BANCAR AS MORDOMIAS E AS RAPINAGENS DESTES POLÍTICOS USURPADORES "AUTORIDADES PICARETAS" E SEUS FAMILIARES.

      SE DEPOIS DE TANTAS PASSEATAS, CPI; IMPEACHMENT E LAVA JATO, ALGUÉM CONHECER UM POLÍTICO, OU QUALQUER UM DE SEUS FAMILIARES LADRÕES E FANTASMAS, QUE TENHAM DEVOLVIDO UM CENTAVO DOS VALORES ROUBADOS, POR GENTILEZA ME INFORME.

      E AS VERBAS ARRECADAS NA LAVA JATO, EM NADA ESTA BENEFICIANDO A POPULAÇÃO, POIS OS POLÍTICOS CONTINUAM DIZENDO, QUE FALTA VERBAS PARA EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA E MORADIA, QUE SÃO AS NECESSIDADES BÁSICAS EM UMA SOCIEDADE.

      E PARA QUEM NÃO SABE; FOI O PRÓPRIO SERGIO MORO, QUE FALA EM PACOTE CONTRA A CORRUPÇÃO, QUEM CRIOU A MEDIDA HUMANITÁRIA, PARA CONCEDER O BENEFICIO DE PRISÃO DOMICILIAR, AO LULA QUE CONTINUA TRILIONÁRIO, AOS DEMAIS POLÍTICOS CORRUPTOS, E AOS SEUS FAMILIARES LADRÕES E FANTASMAS.

      E O SERGIO MORO FOI DENUNCIADO, POR ESTAR USANDO AS VERBAS ARRECADAS NA LAVA JATO EM CAIXA DOIS, MAS PARA SE JUSTIFICAR; DISSE ALTO, CLARO E EM BOM SOM, PARA O MUNDO TODO OUVIR, QUE CAIXA DOIS NÃO É CRIME

      PARA GANHAR VOTOS E SE ELEGER, BOLSONARO DIZIA, QUE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA SERIA UMA COVARDIA CONTRA OS TRABALHADORES.

      E DIZIA, QUE SÓ COM AS VERBAS DO NIÓBIO E DO GRAFENO, O BRASIL SERIA UMA POTÊNCIA, MAS DEPOIS DE ELEITO PARECE QUE SE ESQUECEU DESTE DETALHE E DE SUAS PROMESSAS.

      POIS ESTA USANDO VERBAS PÚBLICAS E PAGANDO POLÍTICOS USURPADORES E CORRUPTOS DA SUA MESMA LAIA, PARA VOTAREM A FAVOR DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA.

      E NÃO EXPLICA, PARA ONDE ESTÃO INDO AS VERBAS DAS PRIVATIZAÇÕES, DO NIÓBIO E DO GRAFENO.

      E o Brasil que é o país mais rico do planeta terra, continua falindo e os trabalhadores continuam sendo escravizados.

      Mas os simplórios, ao invés de defender seus direitos, a Pátria e o futuro de seus descendentes, continuam se digladiando e se ofendendo, para defender os algozes da Nação!

      Enquanto isso, os políticos e seus familiares que nada produzem, continuam se fingindo de adversários, roubando de conluio, impunes, se enriquecendo a cada dia mais, e se acobertando entre eles!

      É GOLL..... BRASIL ZIL, ZIL, ZIL.... O CAMPEÃO DAS FALCATRUAS, DOS ENRIQUECIMENTOS ILÍCITOS, DA CORRUPÇÃO, DOS DESVIOS DE VERBAS E IMPUNIDADE

      19