China e EUA podem assinar fase um do acordo na próxima semana, dizem agências internacionais

Publicado em 30/12/2019 15:58

LOGO nalogo

China e Estados Unidos deverão assinar a fase um do acordo comercial já na próxima semana, segundo uma declaração de Peter Navarro, assistente para políticas de comércio da Casa Branca. As informações partem de agências internacionais de notícias. 

"Nós, provavelmente, iremos iremos assinlá-lo na próxima semana ou na próxima. Estamos somente esperando pela tradução", disse Navarro à Fox News nesta segunda-feira (30). 

O comentário do assessor do governo norte-americano chegou na sequência de uma notícia trazida pelo site chinês South China Morning Post de que o vice premiê da nação asiática, Liu He, iria liderar uma delegação aos EUA para assinatura da primeira fase do acordo. 

Ainda de acordo com a Fox News, neste acordo consta o consenso da China em comprar US$ 200 bilhões de produtos dos EUA entre manufaturados, energia, agricultura e serviços. 

Em contrapartida, os americanos estariam comprometidos com a redução de tarifas sobre produtos e bens chineses. Ainda assim, o volume de US$ 380 bilhões em produtos chineses ainda serão taxados, com o objetivo de 'forçar' o avanço das negociações. 

De acordo com a fonte ouvida pelo South China Morning Post, He vai aos EUA com sua delegação no próximo sábado, dia 4 de janeiro, e permanece nos EUA até meados da próxima semana. 

"Washington enviou um convite e Pequim o aceitou", disse a fonte. No entanto, nenhum dos dois lados confirmou oficialmente a visita. 

Ainda de acordo com a publicação chinesa, o embaixador da China nos EUA, Ciu Tiankai, afirmou em uma entrevista à uma mídia estatal, no último final de semana, que seu governo irá cumprir com todos os seus compromissos comerciais. 

"Temos total confiança em nossos negociadores. Então deixe as duas equipes fazerem o seu trabalho. E ainda estão sob a orientação dos dois presidentes", disse Tiankai. 

Com informações da Fox News e South China Morning Post

Vice-premiê chinês Liu He em Washington
  • Vice-premiê chinês Liu He em Washington 10/05/2019 REUTERS/Leah Millis

Vice-premiê da China vai aos EUA assinar fase 1 de acordo comercial, diz jornal

WASHINGTON (Reuters) - O vice-premiê da China, Liu He, vai visitar Washington esta semana para assinar a fase 1 do acordo comercial com os Estados Unidos, informou o jornal chinês South China Morning Post nesta segunda-feira.

"Washington mandou um convite e Pequim aceitou", disse uma fonte, segundo o jornal.

De acordo com a fonte, a delegação chinesa deve ficar nos EUA por alguns dias, até meados da próxima semana.

A Reuters não conseguiu fazer contato imediatamente com representantes da Casa Branca ou com o Escritório do Representante de Comércio dos EUA para que comentassem a notícia.

Até o momento, nenhum dos lados deu muitos detalhes específicos sobre o acordo, e nenhum texto foi divulgado.

Expectativas sobre um acordo comercial EUA-China ajudavam a manter os mercados acionários globais positivos nesta segunda-feira.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou pela primeira vez planos para o pacto comercial inicial em outubro, e negociadores dos dois países passaram semanas finalizando a chamada fase 1 do acordo, que veio no lugar do grande acordo comercial que as duas maiores economias do mundo buscavam.

O representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, disse este mês que autoridades dos dois países assinariam o pacto durante a primeira semana de janeiro.

Na semana passada, Trump disse a repórteres em seu resort na Flórida que ele e o presidente da China, Xi Jinping, teriam uma cerimônia de assinatura do acordo. Trump não deu mais detalhes, mas disse que o acordo estava finalizado e sendo traduzido.

Dias antes, o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, disse que o acordo estava inteiramente concluído, mas estava sob revisão técnica.

(Por Kanishka Singh, em Bengaluru, e Heather Timmons, em Washington)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas/Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário