Petróleo - contrato maio - cai abaixo de ZERO na Bolsa de NY pela primeira vez na história

Publicado em 20/04/2020 15:25

LOGO nalogo

Pela primeira vez na história os preços do petróleo na Bolsa de Nova York foram abaixo de US$ 0,00 por barril e atingiram valores negativos no vencimento maio/20 do WTI. 

"Em outras palavras, vendedores PAGARÃO para compradores receberem o petróleo com entrega em maio", explicam os analistas da ARC Mercosul. 

O colapso do mercado veio dando sinais de sua chegada desde o início do dia, perto de 15h (Brasília) marcou queda de mais de 90% e, na sequência, foi a zero e depois a níveis negativos. 

Como explica a Agrinvest Commodities, o contrato maio cedeu 110% frente ao seu fechamento da última sext-feira (17), "desafiando  teoria dos preços onde uma mercadoria não pode ser negociada à preços negativos". Dessa forma, esse cenário só ocorre diante do encarecimento dos custos de armazenagem do petróleo e de falta de perspectiva da volta da demanda. 

E assim, como o contrato maio expira nesta terça-feira, 21, e por isso o mercado busca se desfazer dessas posições para não receber a entrega física do produto, motivando este movimento. 

"É um fenômeno com o contrato que está por vencer. O contrato de julho é o que realmente ‘reflete’ o preço. Falta espaço pra armazenar petróleo, por isso estão ‘pagando’ pra não receber o petróleo de vencimento maio", explica Aaron Edwards, consultor de mercado da Roach Ag Marketing, direto dos EUA. 

Assim, o contrato junho/20 registrava uma perda de pouco mais de 15% para ser cotado a US$ 21,09 por barril em Nova York. 

A seguir, mais informações. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes| Instagram@jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário