Núcleo dos preços ao consumidor no Japão recuam pela primeira vez em 3 anos

Publicado em 22/05/2020 08:34

LOGO REUTERS

Por Daniel Leussink

TÓQUIO (Reuters) - O núcleo do índice de preços ao consumidor no Japão caiu em abril pela primeira vez em três anos na comparação anual, com a fraqueza dos preços do petróleo e as medidas de contenção ao coronavírus aumentando os riscos de deflação.

Os dados de abril foram divulgados pouco antes de o banco central do país anunciar um novo esquema para aumentar os empréstimos a pequenas e médias empresas afetadas pela pandemia.[nL1N2D40KQ]

A fraqueza dos preços acontece depois que o vírus levou a economia do Japão a uma recessão no primeiro trimestre.

O núcleo do índice de preços ao consumidor, que inclui produtos de petróleo mas exclui os voláteis preços de alimentos frescos, caiu 0,2% no ano até abril, mostraram dados do governo nesta sexta-feira, primeira queda desde dezembro de 2016.

A expectativa do mercado era de queda de 0,1%, após alta de 0,4% em março.

"É provável que a demanda se recupere quando o coronavírus acabar, mas não há erro de que vai pressionar os preços para baixo nos próximos dois anos", disse Yuichi Kodama, economista-chefe do Instituto de Pesquisa Meiji Yasuda.

O Japão sofreu quase duas décadas de deflação, ou períodos sustentados de queda de preços, até 2013, quando a economia melhorou graças em parte ao afrouxamento monetário adotado pelo banco central.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário