Ibovespa avança liderado por companhias aéreas após Brasil começar vacinação contra Covid-19

Publicado em 18/01/2021 11:39

LOGO REUTERS

O Ibovespa avançava cerca de 1% nesta segunda-feira, tendo o setor de viagens entre as maiores altas na esteira do começo da vacinação contra o coronavírus no Brasil, enquanto Carrefour Brasil era destaque negativo após revés envolvendo aquisição do controlador na França.

O começo da semana também era marcado pelo vencimento dos contratos de opções sobre ações na bolsa paulista e feriado nos Estados Unidos em razão do Dia de Martin Luther King Jr.

Às 11:34, o Ibovespa subia 1,17%, a 121.753,47 pontos. A alta vem após o Ibovespa acumular queda de 3,78% na última semana. O volume financeiro nesta segunda-feira somava 9,5 bilhões de reais.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade o uso emergencial das vacinas da AstraZeneca e da Sinovac contra o coronavírus, em reunião no domingo, abrindo caminho para o início da imunização no Brasil contra uma doença que já deixou quase 210 mil mortos.

O Estado de São Paulo começou a vacinar ainda no domingo, enquanto a vacinação nacional contra a Covid-19 começará às 17h desta segunda-feira em todos os Estados após a distribuição de doses da CoronaVac.

"A notícia abre espaço para um maior otimismo dos investidores, embora o fôlego nos mercados locais possa ser limitado pelo feriado nos EUA", observou a equipe da Ágora Investimentos em relatório a clientes, citando que o feriado pode afetar a liquidez.

Investidores também analisavam dados econômicos locais, como o IBC-Br apontando crescimento de 0,59% da atividade em novembro e a queda nas vendas no varejo brasileiro apurada pelo ICVA em dezembro.

Além da expectativa em torno do início da vacinação no Brasil, em sessão sem a referência dos mercados de Nova York, a SulAmérica Investimentos avalia que a bolsa paulista também pode se beneficiar dos dados positivos da China, um dos poucos países a apresentar crescimento em 2020.

O Produto Interno Bruto cresceu 2,3% em 2020, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira, com a economia expandindo 6,5% no quarto trimestre na comparação com o mesmo período do ano anterior, acima de expectativa em pesquisa da Reuters de 6,1%.

DESTAQUES

- AZUL PN e GOL PN avançavam 4,41% e 4,34%, respectivamente, enquanto CVC BRASIL ON valorizava-se 2,92%, na esteira do otimismo relacionado ao começo da vacinação no país, após a pandemia de Covid-19 dizimar a demanda por voos e viagens.

- CARREFOUR BRASIL ON perdia 2,37%, seguindo o viés da ação do seu controlador, tendo no radar que a Couche-Tard desistiu de oferta de 16,2 bilhões de euros pelo grupo Carrefour após o governo francês se opor ao negócio, citando preocupações com a segurança alimentar.

- HAPVIDA ON ganhava 2,14%, tendo de pano de fundo recomendações de compra de Rede D'Or São Luiz citando entre os fatores perspectivas de consolidação no setor. NOTRE-DAME INTERMÉDICA ON subia 1,31%. Mais cedo no mês, Hapvida fez oferta para comprar a Intermédica.

- BTG PACTUAL UNIT valorizava-se 4,16%, capitaneando as altas dos bancos do Ibovespa, tendo no horizonte precificação de oferta primária na quinta-feira.[nL1N2JP0YW] ITAÚ UNIBANCO PN subia 0,86% e BRADESCO PN avançava 0,97%.

- PETROBRAS PN tinha elevação de 1,17%, apesar da fraqueza do petróleo no exterior. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou aditivo a contrato assinado entre empresa e o órgão antitruste prevendo readequação de prazos para venda de oito refinarias da companhia.

- VALE ON mostrava acréscimo de 1,13%, após o futuros do minério de ferro na China e em Cingapura tocarem máximas de quatro semanas nesta segunda-feira, em meio aos dados da China, que ajudaram a voltar foco dos investidores a perspectivas de demanda.

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário