Ações da Stellantis saltam em estreia no mercado europeu

Publicado em 18/01/2021 11:48

LOGO REUTERS

As ações da Stellantis, montadora criada pela fusão da Fiat Chrysler e da PSA, dona da Peugeot, tinham nesta segunda-feira um início positivo na bolsa, subindo 8% em sua estreia no mercado europeu e avaliando a empresa em cerca de 42 bilhões de euros.

Com uma produção anual de cerca de 8 milhões de veículos e receitas de mais de 165 bilhões de euros, a quarta maior empresa automobilística do mundo deverá desempenhar um papel fundamental no salto da indústria para a nova era da eletrificação.

A Stellantis terá 14 marcas, desde Fiat da FCA, Maserati, Jeep, Dodge e Ram com foco nos EUA até Peugeot, Citröen, Opel e DS, tradicionalmente focados na Europa da PSA.

"Temos a escala, os recursos, a diversidade e o know-how para capturar com sucesso as oportunidades desta nova era no transporte", disse o presidente do conselho, John Elkann, em vídeo no site da Borsa Italiana para marcar a ocasião.

O presidente-executivo Carlos Tavares disse que a fusão acrescentaria 25 bilhões de euros em valor para os acionistas ao longo dos anos, graças aos cortes de custos projetados.

"Posso dizer que o foco desde o primeiro dia será na criação de valor que é o resultado da implementação dessas sinergias", disse Tavares no mesmo vídeo.

A Fiat Chrysler (FCA) e a PSA disseram que a Stellantis pode cortar custos em mais de 5 bilhões de euros por ano sem fechar fábricas.

As ações da Stellantis listadas em Milão começaram a ser negociadas a 12,758 euros e no final desta manhã subiam 8,1% a 13,59 euros. As ações listadas em Paris eram negociadas em torno do mesmo nível.

Isso se compara com o fechamento de sexta-feira dos papéis de Fiat Chrysler (FCA) a 12,57 euros.

No fim de semana, as ações PSA foram trocadas por novas ações FCA. Todas as ações da FCA foram renomeadas como Stellantis.

A ação vai estrear em Nova York na terça-feira, quando Tavares também dará sua primeira entrevista coletiva à frente da Stellantis.

Monica Bosio, analista do Intesa Sanpaolo, disse que esperava que os mercados começassem a precificar as sinergias da Stellantis apenas quando seu impacto se tornasse visível a partir do segundo semestre deste ano.

"No entanto, mesmo excluindo sinergias, ... continuamos a ver a Stellantis como subvalorizada em todas as métricas em comparação com suas rivais mais diretas", disse em nota.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário